Impeachment contra Lula é protocolado após suposta “pedalada fiscal” de R$ 3 bilhões

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

A Câmara dos Deputados recebeu recentemente um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pelo deputado Rodolfo Nogueira, do PL-MS. A acusação principal refere-se a uma suposta “pedalada fiscal” envolvendo o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio dentro do programa Pé de Meia.

Este pedido de afastamento alega que esses pagamentos foram realizados sem a devida autorização orçamentária e sem a aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

No entanto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, teria continuado a realizar os pagamentos desde março, sem que esses valores fossem incluídos na lei orçamentária.

Papel do Congresso e o veto presidencial

O impasse envolve um artigo legal que exige a vinculação de repasses do programa Pé de Meia a uma lei específica com previsão orçamentária. Este artigo havia sido inicialmente vetado por Lula, mas o Congresso derrubou o veto, mantendo a exigência em vigor. Esse contexto legal embasa as acusações de que houve uma transgressão deliberada à legislação vigente.

O deputado Rodolfo Nogueira formalizou um pedido ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que seja iniciado um processo de impeachment contra Lula. Alega-se que a ação do governo é similar à que resultou na cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, por práticas fiscais semelhantes.

Artigos Relacionados

Câmara aprova Comissão de Assuntos Relevantes sobre a retirada de Prêmio de Assiduidade e Disciplina dos servidores públicos municipais de Araras, SP

Durante a 11ª Sessão Ordinária de 2025, foi incluído na pauta o Projeto de Resolução...

Vereador Bonezinho Corrochel se reúne com vice-presidente estadual do Progressistas e busca recursos para Araras, SP

“Estamos empenhados em viabilizar investimentos que contribuam com o desenvolvimento da nossa cidade e melhorem...

Prefeitura deve proibir definitivamente o descarte de entulho em vias públicas de Araras, SP

Segundo o prefeito, a medida será acompanhada da implantação de ecopontos em pontos estratégicos do...

Últimas Notícias