Impeachment contra Lula é protocolado após suposta “pedalada fiscal” de R$ 3 bilhões

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

A Câmara dos Deputados recebeu recentemente um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pelo deputado Rodolfo Nogueira, do PL-MS. A acusação principal refere-se a uma suposta “pedalada fiscal” envolvendo o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio dentro do programa Pé de Meia.

Este pedido de afastamento alega que esses pagamentos foram realizados sem a devida autorização orçamentária e sem a aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

No entanto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, teria continuado a realizar os pagamentos desde março, sem que esses valores fossem incluídos na lei orçamentária.

Papel do Congresso e o veto presidencial

O impasse envolve um artigo legal que exige a vinculação de repasses do programa Pé de Meia a uma lei específica com previsão orçamentária. Este artigo havia sido inicialmente vetado por Lula, mas o Congresso derrubou o veto, mantendo a exigência em vigor. Esse contexto legal embasa as acusações de que houve uma transgressão deliberada à legislação vigente.

O deputado Rodolfo Nogueira formalizou um pedido ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que seja iniciado um processo de impeachment contra Lula. Alega-se que a ação do governo é similar à que resultou na cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, por práticas fiscais semelhantes.

Artigos Relacionados

Vereador Bonezinho faz pedido de nebulização contra a Dengue por toda cidade de Araras, SP

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade registrou 29 novos casos de...

Vereadora Mirian Vanessa Pires propõe criação do projeto “Escola de Gênios” para potencializar habilidades de pessoas com TEA em Araras, SP

A iniciativa visa identificar talentos específicos de alunos com TEA e oferecer atividades personalizadas que...

Vereador Lúcio Casa Bela tenta resgatar morador de rua em meio à mata no Jardim Ouro Verde em Araras, SP

Apesar de não ter conseguido resolver a situação de imediato, ele garantiu que continuará acompanhando...

Últimas Notícias