Onda de calor se estende até domingo: veja como se proteger e ajudar o meio ambiente

DLD Log Reversa alerta sobre cuidados com a saúde e sustentabilidade durante o calor intenso.

A onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil segue forte e agora deve persistir até o próximo domingo (9), segundo meteorologistas da Climatempo. Inicialmente, esperava-se que as temperaturas voltassem ao normal logo após o Carnaval, mas um bloqueio atmosférico está impedindo a chegada de frentes frias, prolongando o calor extremo.

Cidades como São Paulo e Curitiba já bateram recordes de temperatura para o mês de março. Na capital paulista, os termômetros chegaram a 34,8°C, a maior temperatura já registrada para o mês. Já Curitiba teve o dia mais quente do ano, com 32,6°C no último domingo (2).

Diante desse cenário, a DLD Log Reversa, empresa referência em sustentabilidade e preservação ambiental, compartilha dicas essenciais para enfrentar o calor de forma saudável e, ao mesmo tempo, adotar práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Como se proteger do calor intenso?

  1. Hidrate-se bem: Beba bastante água ao longo do dia para evitar desidratação. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, que podem aumentar a perda de líquidos.
  2. Evite exposição ao sol nos horários mais quentes: Entre 10h e 16h, a radiação solar é mais intensa. Se precisar sair, use protetor solar, óculos de sol e roupas leves.
  3. Mantenha a casa fresca: Feche cortinas e persianas durante o dia para evitar o acúmulo de calor e abra as janelas à noite para ventilar o ambiente.
  4. Alimente-se de forma leve: Prefira frutas, verduras e alimentos de fácil digestão, evitando refeições pesadas e gordurosas.
  5. Redobre os cuidados com crianças e idosos: Grupos mais vulneráveis ao calor devem ser monitorados para evitar desidratação e outros problemas de saúde.

Dicas sustentáveis para ajudar o meio ambiente

A DLD Log Reversa reforça que o calor extremo é um alerta sobre as mudanças climáticas, intensificadas pelo impacto humano no meio ambiente. Pequenas ações podem fazer a diferença:

  • Economize energia: Evite o uso excessivo de ar-condicionado e ventiladores. Opte por lâmpadas de LED e desligue aparelhos que não estiver usando.
  • Reduza o desperdício de água: Tome banhos rápidos, reutilize a água da máquina de lavar para limpeza e regue plantas no começo da manhã ou no fim da tarde.
  • Faça o descarte correto de resíduos: Recicle materiais como papel, vidro e plástico e encaminhe eletrônicos para locais especializados, como a DLD Log Reversa.
  • Plante árvores e cuide das áreas verdes: Árvores ajudam a reduzir a temperatura e melhorar a qualidade do ar.

Artigos Relacionados

Estágio remunerado do SMTCA está com inscrições abertas em Araras, SP

Vagas são para cadastro reserva e a taxa de inscrição de R$ 10,00 deve ser...

Servidores com parentes deficientes tem jornada de trabalho reduzida em Araras, SP

Prefeitura regulamentou jornada especial por meio de decreto; redução da carga horária pode chegar a...

Prefeito Irineu Maretto participa de evento do Tribunal de Contas do Estado

Santa Gertrudes sediou um dos 20 encontros da 29ª edição do Ciclo de Debates com...

Últimas Notícias