A renda da madrastra pode entrar no cálculo da pensão alimentícia do seu filho?

Segundo explica o advogado Dr. Willian Cassiano, caso a madrasta assuma um papel relevante dentro da nova família, contribuindo financeiramente para o lar, sua renda pode ser levada em conta pelo juiz na fixação dos alimentos.

A pensão alimentícia é um direito fundamental da criança, devendo ser fixada com base na necessidade do menor e na possibilidade financeira dos pais. No entanto, um ponto que tem gerado discussão nos tribunais é a possibilidade de a renda da madrasta ser considerada no cálculo da pensão devida pelo pai/genitor.

Segundo explica o advogado Dr. Willian Cassiano, caso a madrasta assuma um papel relevante dentro da nova família, contribuindo financeiramente para o lar, sua renda pode ser levada em conta pelo juiz na fixação dos alimentos. “Se a madrasta compõe a renda familiar do genitor, é plausível que o magistrado leve em consideração essa realidade para avaliar as possibilidades do alimentante”, destaca o advogado.

Família extensa e suas implicações na pensão

Essa tese tem sido aceita nos tribunais, pois a madrasta pode ser inserida no conceito de família extensa. A Lei 12.010/2009 trouxe a definição de família ampliada ou extensa, considerando como tal aquele núcleo que se estende para além dos pais e filhos, abrangendo parentes próximos com os quais a criança convive e tem laços de afetividade.

Contudo, a análise deve ser feita de maneira ampla, levando em conta todo o contexto familiar. Caso o novo casal possua filhos em comum ou se a madrasta já tenha filhos de relações anteriores, o juiz precisará avaliar se a inclusão da renda da madrasta no cálculo da pensão é justa e equilibrada.

“É fundamental que o genitor busque orientação jurídica para entender se essa tese pode ser aplicada ao seu caso. Cada situação é única, e o princípio da solidariedade pode ser utilizado para argumentar sobre a inclusão da renda da madrasta no cálculo dos alimentos”, explica Dr. Willian Cassiano.

Diante da complexidade do tema, contar com a assistência de um advogado especialista em direito de família é essencial para garantir que os direitos da criança sejam respeitados e que a justiça seja feita de maneira equilibrada para todas as partes envolvidas.

Artigos Relacionados

Servidores com parentes deficientes tem jornada de trabalho reduzida em Araras, SP

Prefeitura regulamentou jornada especial por meio de decreto; redução da carga horária pode chegar a...

Prefeito Irineu Maretto participa de evento do Tribunal de Contas do Estado

Santa Gertrudes sediou um dos 20 encontros da 29ª edição do Ciclo de Debates com...

OAB realiza solenidade de entrega de carteiras a novos advogados de Araras, SP

A solenidade também foi marcada por momentos de emoção, com discursos inspiradores e homenagens aos...

Últimas Notícias