Associação 4 Patinhas promove abaixo-assinado por lei municipal que obrigue a castração de animais em Araras, SP

Iniciativa quer frear o crescimento de animais abandonados nas ruas e garantir o bem-estar dos pets.

A Associação 4 Patinhas lançou uma campanha de conscientização e mobilização para aprovar uma nova lei municipal que torne obrigatória a castração de cães e gatos aptos ao procedimento em Araras, SP. O objetivo é reduzir o número de animais abandonados e prevenir o sofrimento daqueles que vivem nas ruas, muitas vezes doentes, famintos e vítimas de maus-tratos.

A proposta está sendo impulsionada por meio de um abaixo-assinado online, que já reúne apoiadores da causa animal e simpatizantes da iniciativa. A associação reforça que a castração é um ato de responsabilidade, além de um importante passo para o controle populacional e a promoção da saúde dos animais.

“Muitas pessoas dizem que não castram seus animais porque não existe uma lei que obrigue. Queremos mudar isso. A nossa cidade precisa dar um basta no abandono. A prefeitura já oferece castrações gratuitas e protetoras independentes também disponibilizam o serviço com preços acessíveis. Não há mais desculpas”, afirma uma das representantes da ONG.

Segundo os organizadores da campanha, o aumento de animais nas ruas tem sido constante. A falta de controle reprodutivo acaba gerando ninhadas que, em muitos casos, também são abandonadas, criando um ciclo de sofrimento e negligência.

O projeto de lei, caso aprovado, determinará a obrigatoriedade da castração de animais domésticos, com exceções previstas por recomendação veterinária. A fiscalização e regulamentação da medida ainda serão discutidas junto ao Poder Público, mas a mobilização popular é o primeiro passo.

Como apoiar?

Quem quiser contribuir com a causa pode assinar o abaixo-assinado e divulgar a campanha nas redes sociais. “Quanto mais pessoas apoiarem, mais força teremos para transformar esse pedido em uma lei que realmente proteja os animais”, conclui a associação.

Artigos Relacionados

“Não temos onde parar”, diz caminhoneiro ao revelar dificuldades de acesso na Lactalis Brasil em Araras, SP

“Mas quem mandou nós parar aqui, foi lá os caras lá. Eu não posso sair...

Fundo Social de Solidariedade ganha apoio da Câmara Municipal para a Campanha do Agasalho 2025 em Araras, SP

Assim como nos anos anteriores, a Câmara será um dos pontos oficiais de arrecadação da...

Prefeitura antecipa pagamentos a instituições que prestam serviços sociais essenciais em Araras, SP

Segundo a secretária Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, os pagamentos foram realizados nesta terça-feira...

Últimas Notícias