Vídeo em que vereador Lúcio Casa Bela é ameaçado por morador de rua repercute nas redes sociais e reforça importância de não dar esmolas em Araras, SP

A repercussão contou com forte apoio da população, incluindo comerciantes da região central, que demonstraram preocupação com o problema recorrente e elogiaram a iniciativa do vereador.

Um vídeo publicado na última quarta-feira (16) pelo vereador Lúcio Casa Bela (Podemos) mobilizou as redes sociais e reacendeu o debate sobre a presença de pessoas em situação de rua no Centro de Araras, SP. A gravação mostra o momento em que o parlamentar aborda um homem que se mostrou agressivo, ameaçou agredi-lo, mas depois aceitou retornar para sua cidade de origem, Franca (SP).

No Instagram, a publicação alcançou mais de 10 mil visualizações, 568 curtidas, 182 comentários e 117 compartilhamentos. No Facebook, foram 4,9 mil visualizações, 243 reações, 147 comentários e 25 compartilhamentos. A repercussão contou com forte apoio da população, incluindo comerciantes da região central, que demonstraram preocupação com o problema recorrente e elogiaram a iniciativa do vereador.

Segundo Lúcio, esse tipo de ação é resultado de um trabalho contínuo que realiza há anos. “Esse trabalho de acolhimento não começou agora. Antes mesmo de ser vereador eu já atuava na abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Mas é claro que cada caso precisa ser tratado com responsabilidade e humanidade”, afirmou.

O vereador explicou que o município oferece suporte completo por meio do Centro Pop. “Aqueles que são de outras cidades recebem alimentação, banho, roupas e a passagem de retorno. Já os ararenses também recebem o acolhimento necessário, com a possibilidade de internação e reintegração familiar, para que possam recomeçar”, destacou.

A ação também reforçou a campanha “Não Dê Esmolas, Dê Recomeço”, promovida por Lúcio, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. “Quando a gente dá esmola ou marmita, mesmo com boa intenção, acaba fazendo com que a pessoa permaneça no local, sem buscar ajuda. O acolhimento adequado é o que pode mudar a realidade dela”, explicou o parlamentar.

Em casos de resistência ou risco à segurança, como o episódio registrado em vídeo, a recomendação é acionar a Guarda Civil Municipal. O morador de rua foi conduzido ao Centro Pop e, posteriormente, encaminhado à rodoviária para embarcar rumo a Franca, com apoio direto do vereador.

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Kléber Luzetti orienta consumidores sobre compras online não entregues: “Você tem direito à devolução do valor pago ou à entrega imediata”

Segundo o advogado, o prazo de entrega deve estar claramente indicado no momento da compra.Com...

Cemmil divulga resultados das provas práticas e de aptidão física em Araras, SP

Listagens estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico; classificação final será publicada no dia 11 de...

“Voltei pra casa feliz por ver meu sobrinho sendo bem cuidado”, diz mulher ao visitar paciente no Hospital São Leopoldo Mandic em Araras, SP

“Foi minha primeira vez no hospital e fiquei encantada com a limpeza, o acolhimento e...

Últimas Notícias