Inscritos no CadÚnico podem trocar antena parabólica por digital gratuitamente em Araras, SP

Iniciativa “Siga Antenado” tem o objetivo de facilitar a implantação do 5G nas cidades do estado de São Paulo; solicitação de troca deve ser feita até 30 de junho.

As famílias inscritas no CadÚnico, Cadastro Único do Governo Federal, e que possuem a antena parabólica tradicional em funcionamento, tem direito à troca e instalação do novo kit digital de forma gratuita, até o dia 30 de junho.

A instalação é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

A substituição é importante para o lançamento do sinal 5G, que pode interferir no sinal das parabólicas tradicionais. “O 5G utiliza a mesma faixa de frequência que a parabólica tradicional e, por isso, o sinal dela será desativado em breve. Em Araras, só 23 antenas foram substituídas por esse programa até agora e a estimativa é que ainda existam 1.042 para serem trocadas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Marcos Zurita Fernandes.

Ele e o diretor geral da pasta, Wagner Moraes, estiveram nesta quarta-feira (14) na InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, tratando desse e de outros projetos para o desenvolvimento da cidade.

Para solicitar o kit de sinal digital gratuito, é preciso estar inscrito no CadÚnico e ter uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando. Para saber quem tem direito ao kit e para agendar a instalação, basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para o 0800 729 2404. Ao entrar em contato, é preciso fornecer os dados atualizados do CadÚnico e informações sobre a antena parabólica tradicional.

“É uma iniciativa que auxilia famílias de baixa renda e também garante a conclusão da implantação da tecnologia 5G, que inclusive já é regulamentada e transmitida em Araras”, completa Fernandes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9400 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Não tenho direito ao kit gratuito. O que fazer?

Apenas quem assiste TV pela parabólica tradicional precisa substituir os equipamentos pela nova parabólica digital, inclusive o receptor. Mas quem já assiste TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Rogério Romanin alerta: “Esconder o preço é prática abusiva e fere o direito do consumidor”

“Todo produto ou serviço à venda deve ter o preço informado de forma clara, ostensiva...

Famílias sem condições de arcar com funeral terão apoio da Prefeitura de Araras (SP); veja quem tem direito ao benefício

Pessoas inscritas no CadÚnico, com baixa renda, ou em situação de vulnerabilidade social, têm direito...

Projeto “Aqueça um Coração” da Faculdade São Leopoldo Mandic leva calor humano a idosos de Araras, SP

A iniciativa foi da faculdade junto com os colaboradores estendendo aos docentes e alunos.Com o...

Últimas Notícias