Acidente de trabalho: saiba quais são os seus direitos e os da empresa

Para evitar acidentes de trabalho, toda e qualquer empresa deve identificar, isolar e eliminar os riscos. Em não sendo possível a eliminação, o risco deve ser sinalizado.

Acidentes podem ocorrer a qualquer momento, mas quando se trata de acidente do trabalho, a primeira atitude a tomar é procurar um médico, visando assegurar os direitos do trabalhador com relação ao dano.

O site Repórter Beto Ribeiro foi buscar mais informações com a nossa consultora jurídica, Dra. Francielle Palma Maciel, especialista em direito trabalhista em Araras (SP). Veja quais são os direitos do trabalhadores e os deveres da empresa em caso de acidente de trabalho:

· Os acidentes de trabalho são considerados aqueles que ocorrem no percurso de casa para o trabalho ou vice-versa, o exercício externo da função ou no ambiente de trabalho e nas doenças adquiridas na execução das atividades ao longo do tempo.

· Ao sofrer um acidente, o empregado deve procurar um médico e avisar a empresa sobre o ocorrido. Caso a vítima não esteja possibilitada, a pessoa que a socorreu deve avisar o departamento pessoal.

· Havendo médico na empresa, é ele quem deve ser procurado. No caso de não haver, deve procurar o hospital mais próximo, ou o que tenha convênio com a empresa.

· Após ser notificada, a empresa deve comunicar o fato á Previdência Social no primeiro dia útil após o ocorrido através do CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.

· Em caso de acidentes leves, o empregado pode retornar à atividade assim que receber alta. No caso de afastamento, a empresa deve arcar com os custos nos primeiros 15 dias, passando depois essa responsabilidade para a Previdência Social.

· O empregado tem direito ao auxílio doença do INSS, direito que é estendido a qualquer contribuinte que recolha mensalmente sua contribuição.

· Depois de retornar ao trabalho, recebendo alta médica, o empregado tem estabilidade de 12 meses, contados a partir do encerramento do auxílio doença.

· Para evitar acidentes de trabalho, toda e qualquer empresa deve identificar, isolar e eliminar os riscos. Em não sendo possível a eliminação, o risco deve ser sinalizado.

· O empregado tem direito a todo tratamento e medicamento inteiramente gratuito, através da empresa em que estiver trabalhando, durante todo o período em que estiver afastado.

· Para minimizar e evitar os acidentes de trabalho, a empresa deve ter a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que deve identificar os riscos e tomar as atitudes para informar os empregados, através de treinamento e acompanhamento.

Artigos Relacionados

Está com seu salário atrasado? Entenda quais são seus direitos

O site Repórter Beto Ribeiro conversou com a advogada Francielli Palma Maciel, segundo ela o...

Aposentadoria por idade: confira os requisitos em 2024

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...
Cantora gospel Aymée Rocha denuncia realidades chocantes em música no Dom Reality

Cantora gospel Aymée Rocha denuncia realidades chocantes em música no Dom Reality

Nos últimos dias, um vídeo da apresentação de Aymée Rocha no Dom Reality, um show...

Últimas Notícias