Advogado Dr. Rogério Romanin orienta sobre os direitos dos usuários em caso de furto de veículos estacionados em área de zona azul

De acordo com o entendimento jurídico, o serviço da Zona Azul é responsável exclusivamente pela disponibilização da vaga de estacionamento, não pela segurança do veículo.

A Zona Azul é um sistema de estacionamento rotativo pago, desenvolvido para facilitar a rotatividade de vagas em áreas de alta demanda. No entanto, imagine a seguinte situação: você estaciona seu carro em uma área da Zona Azul e, ao retornar, descobre que o veículo ou seus pertences foram furtados.

Diante disso, surge a questão: as entidades públicas são responsáveis pelos danos sofridos pelo condutor nessas circunstâncias? De acordo com o entendimento jurídico, o serviço da Zona Azul é responsável exclusivamente pela disponibilização da vaga de estacionamento, não pela segurança do veículo.

Nos termos dos contratos de concessão ou regulamentos, não há disposição que imponha à concessionária, ao serviço público ou à própria Prefeitura o dever de custódia do veículo. Portanto, o serviço se limita à oferta da vaga, não incluindo a guarda.

Aqueles que sofrem prejuízos nessas situações devem buscar reparação por meio de ação judicial. Contudo, a maioria das decisões judiciais tende a favorecer as entidades públicas, pois consideram que não há responsabilidade pela guarda. Em casos como esse, é essencial acionar os órgãos de proteção ao consumidor.

“RESPONSABILIDADE CIVIL. INDENIZAÇÃO. Furto de veículo estacionado em zona azul. O furto de veículo ocorrido em área destinada a estacionamento, administrado pela Municipalidade que garante o uso rotativo, não gera o dever de indenizar. Estacionamento que é efetivado em via pública. Inexistência de dever de guarda e conservação dos veículos. Precedentes. Improcedência da ação. Recurso conhecido e provido.” (TJ-SP – APL: 00521854220118260224 SP 0052185-42.2011.8.26.0224, Relator: Vera Angrisani, Data de Julgamento: 10/02/2017, 2ª Câmara de Direito Público, Data de Publicação: 10/02/2017).

Considere-se também que algumas prefeituras incluem nos contratos de concessão a obrigatoriedade do concessionário contratar um seguro para suprir os casos de furto quando ocorridos nas áreas do estacionamento rotativo, mas se trata de uma exceção.

Anúncio

Artigos Relacionados

Parceria entre SolAraras e WEG fortalece expansão da energia solar em Araras, SP

Parceria reforça o compromisso com inovação, sustentabilidade e expansão da energia renovável em Araras e região. A cidade de Araras (SP), acaba de ganhar um...

Vista Prime Imóveis traz um novo conceito em locação e venda em Araras, SP

Uma experiência que vai muito além da compra ou da locação: é sobre viver um momento inesquecível, do início ao fim da jornada.A...

Prefeitura publica decreto para multar desperdício de água em Araras, SP

Entra em vigor na próxima segunda-feira (22) o período oficial de uso consciente da água, que segue até 31 de dezembro de 2025; restrições...

Últimas Notícias