Advogado Dr. Willian Cassiano destaca quatro situações que podem levar à demissão por justa causa

Fornecer um atestado médico falsificado pode resultar em demissão por justa causa imediata.

Nesta semana nossa reportagem foi procurada por um de nosso leitores, que nos perguntou sobre atitudes que podem levar à justa causa no trabalho. Fomos consultar o advogado Dr. Willian Cassiano, que destacou quatro situações que podem levar um funcionário a ser demitido por justa causa. Confira abaixo quais são essas atitudes e como elas podem impactar a relação de trabalho:

1. Apresentar atestado médico falso

Fornecer um atestado médico falsificado pode resultar em demissão por justa causa imediata. Esse ato é considerado uma fraude e, mesmo que ocorra apenas uma vez, já é suficiente para a aplicação da penalidade máxima.

2. Deixar de usar equipamentos de segurança (EPI)

A empresa tem a obrigação de fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas o funcionário também tem o dever de usá-los corretamente. O descumprimento dessa regra pode resultar em punições progressivas, que, se persistirem, podem levar à justa causa.

3. Uso irregular do vale-transporte

Emprestar o cartão de transporte para outra pessoa ou solicitar o benefício sem realmente utilizá-lo pode ser motivo de demissão por justa causa. Embora essa penalidade não seja mais aplicada de forma direta, o empregado ainda pode ser punido e, caso persista no erro, perder o emprego por justa causa.

4. Atrasos frequentes

Chegar atrasado no trabalho de forma repetitiva pode parecer algo inofensivo, mas, se ocorrer várias vezes, pode resultar na demissão por justa causa. Para que isso aconteça, a empresa precisa advertir e punir o funcionário de maneira gradual antes de aplicar a penalidade máxima.

Essas situações mostram como atitudes que parecem pequenas podem ter grandes consequências no ambiente de trabalho. Ficar atento às regras da empresa e cumprir as obrigações trabalhistas é essencial para manter um vínculo profissional seguro e estável.

Artigos Relacionados

Vereadores pegam ônibus lotado às 5h da manhã e fiscalizam transporte coletivo em Araras, SP

Os parlamentares constataram a superlotação dos veículos, situação agravada pela frota reduzida em função do...

“Não temos onde parar”, diz caminhoneiro ao revelar dificuldades de acesso na Lactalis Brasil em Araras, SP

“Mas quem mandou nós parar aqui, foi lá os caras lá. Eu não posso sair...

Fundo Social de Solidariedade ganha apoio da Câmara Municipal para a Campanha do Agasalho 2025 em Araras, SP

Assim como nos anos anteriores, a Câmara será um dos pontos oficiais de arrecadação da...

Últimas Notícias