Ararense relata desespero ao presenciar queda de parapente que deixou piloto ferido em São Pedro, SP

Durante manobra em curva, piloto perdeu o controle e sofreu várias fraturas. Técnicas de rapel foram utilizadas para para chegar à vítima devido ao difícil acesso ao local.

A queda de um parapente deixou o piloto ferido, em São Pedro (SP), no início da tarde desta quinta-feira (2). O caso ocorreu em uma área de conhecida pela prática do esporte da cidade turística, na serra do Itaqueri.

“Eu estava há poucos metros da rampa de voo livre, quando percebi a movimentação das pessoas gritando. Foi quando olhei para o alto e percebi que um parapente estava caindo. Foi um desespero total, porém, graças a Deus tudo terminou bem, foi só um grande susto mesmo”, disse Marcos Paulo Maciel, natural de Araras (SP), que atualmente mora com sua família em Piracicaba (SP).

De acordo com informações, o piloto é experiente, tem habilitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que, durante manobra de curva, perdeu o controle e o equipamento fechou. O resgate mobilizou dois helicópteros da Polícia Militar e uso de técnicas de rapel.

“Como a vítima está em local de difícil acesso, a gente teve que dividir a operação em duas etapas. A primeira é a retirada da vítima do local, o que está sendo feito pela aeronave de Piracicaba. E, posteriormente, a aeronave de resgate de Campinas vai prestar o atendimento médico-hospitalar para ela e levá-la para o hospital de referência”, explicou o capitão Aiello, da Polícia Militar.

O motivo do uso de duas aeronaves é que a de Piracicaba não é estruturado para transporte aeromédico. O capitão acrescentou que o resgate envolveu a descida dois tripulantes por rapel da aeronave.

“Eles vão estabilizar a vítima, fazer a retirada dela para um local seguro em solo e aí o médico e o enfermeiro da aeronave de Campinas vai prestar atendimento médico para ela”, completou.

Aiello detalhou que a vítima teve diversas fraturas, mas foi resgatada consciente e orientada. Ele foi levado ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Artigos Relacionados

Funcionário Sem Vale-Transporte Pode Faltar Ao Trabalho?

A lógica por trás disso é simples: o trabalhador não deve ser penalizado pela incapacidade...

Dano em veículo causado por buraco na rua pode ser cobrado da prefeitura; saiba como

A maioria das pessoas acaba arcando com os danos; reportagem conversou com advogado Kleber Luzetti,...

Saiba qual a diferença entre insalubridade e periculosidade

Como forma de compensá-los, nossa legislação criou os benefícios de insalubridade e periculosidade.Os adicionais de...

Últimas Notícias