Em jogo emocionante o Unimed/Campinas derrota Santo André no terceiro jogo das finais e conquista o título estadual.
A ararense Yasmin Hirae Sândalo (Yas), sagrou-se nesta quarta-feira (4) de campeã paulista de basquete. É o primeiro título estadual da atleta, que começou nas categorias de base da Associação Atlética Ararense e na equipe da Secretaria Municipal de Esportes (SME).
Com um fim emocionante, o time de Yas, o Unimed/Campinas segurou a reação do Santo André no último período e venceu o jogo por 74 a 69, realizado no ABC paulista, para fechar a série decisiva melhor de três em 2 a 1.
É o terceiro título estadual do Campinas – os outros foram em 2019 e 2020. Já o Santo André fica com o vice pelo quarto ano consecutivo (tinha perdido as três finais anteriores para o Sesi Araraquara) e adiou mais uma vez a busca pelo hexa paulista.
Os dois primeiros jogos da final terminaram com o placar igual. Na primeira partida, 74 a 68 para o Unimed Campinas no interior do estado. Em seguida, Santo André ganhou o jogo 2 também por 74 a 68 para empatar a série, que foi definida nesta quarta.
No duelo decisivo, Campinas venceu por 74 a 69 para ficar com o título. A dois minutos do final, o jogo estava em 70-68 quando o time do ABC desperdiçou algumas chances de empatar e virar a partida na reta final. Assim, o Unimed Campinas assegurou um título, após uma cesta de dois pontos de Ineidis Casanova, que foi um dos destaques do campeonato.
DESTAQUE
Yas começou a jogar com 10 anos, depois de muito acompanhar seu pai, Sergio Sândalo, praticante do esporte até hoje. Depois passou a treinar com ele no ginásio da Associação Atlética Ararense e não demorou para se integrar nas categorias de base de basquete do clube.
Como jogadora da AAA, tem participado de diversos torneio regionais e muitos amistosos. Em 2022 participou dos torneios da Liga Metropolitana de Basquete (LMB) e da ADR (Associação Desportiva Regional), atuando nos times mistos da AAA nas categorias sub- 14, sub-15, sub-16 e sub-17. No sub-15 sagrou-se campeã e foi a cestinha do certame.
Na temporada de 2023, Yas conquistou os títulos de vice-campeão do Sub-17 e do time adulto da Secretaria Municipal de Esportes (SME). Ela também foi indicada para seleção do sub-17 do campeonato da Associação Regional de Basquete (ARB).
Depois de disputar os regionais deste ano por Araras, em agosto Yas foi convidada para integrar o elenco do Unimed/Campinas, onde deve permanecer para a temporada do ano que vem.
A comissão técnica da equipe é formada por dirigentes e atletas da Seleção Brasileira de Basquete, o que proporciona um ambiente de alto nível para o desenvolvimento na carreira de Yasmin.