Atestado médico falso pode até dar cadeia?

De acordo com o advogado Willian Cassiano, especialista em direito trabalhista. Algumas situações previstas por lei permitem que o trabalhador falte no serviço sem que seja descontado o valor no salário.

Algumas situações, como casamento e nascimento de um filho, permitem que o trabalhador falte sem desconto no salário. Porém, doenças ou acidentes são as razões mais comuns, exigindo a apresentação de um atestado médico. Esse documento deve ser emitido por um médico registrado e sem adulterações. Falsificar um atestado pode levar à demissão por justa causa e ação judicial por falsidade ideológica.

A empresa só pode recusar um atestado em caso de irregularidades. O documento precisa identificar o paciente e o médico, e especificar o período de afastamento. A inclusão da doença é desejável, mas não obrigatória, podendo ajudar na adaptação das condições de trabalho.

O funcionário pode faltar até três vezes por ano sem desconto nas férias, mas muitas faltas podem justificar a demissão por justa causa. Faltas justificadas com atestado médico são aceitas por até 30 dias, após os quais o trabalhador deve ser encaminhado ao INSS para auxílio-doença.

Entregar o atestado deve ser imediato ao retorno ao trabalho, podendo ser feito por um familiar ou colega se necessário. Um atestado falso pode resultar em demissão por justa causa e processo criminal, com penas de prisão e multa. O médico que emitir atestado falso também pode enfrentar detenção e multa.

Artigos Relacionados

Comunidade do bairro Caio Prado realiza Missa Inaugural da nova Capela neste sábado (17) na zona rural de Araras, SP

A celebração, presidida pelo Pe. Ivan Tomasetto, contará com missa e a tradicional Coroação de...

Uso de celular no trabalho pode ser regulamentado, mas não deve violar direitos do funcionário, alerta advogado Dr. Willian Cassiano

Especialista em Direito do Trabalho explica limites legais e ressalta que mensagens de celular podem...

Prefeito Irineu Maretto realiza devolução de prédios alugados e diz que paga R$ 60 milhões por ano em dívidas da gestão anterior em Araras,...

Ele afirmou que está devolvendo prédios alugados e economizando cerca de R$ 1 milhão por...

Últimas Notícias