ATLAS DA VIOLÊNCIA: Araras está entre os municípios do Brasil com menores índices de assassinatos

Levantamento é referente ao ano de 2022 e foi divulgado pelo Atlas da Violência.

O município de Araras (SP) está entre os municípios com as menores taxas de homicídios do país, de acordo com o Atlas de Violência, divulgado na terça-feira (18), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo o levantamento, a cidade registrou 33 assassinatos (12 ocultos) em 2022, o que corresponde a uma taxa de 11,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. O indicador é bem abaixo dos outros municípios da região que constam do levantamento: Rio Claro – 23,3 homicídios/100 mil habitantes e São Carlos – 20 homicídios/100 mil habitantes.

Veja abaixo municípios que ficaram abaixo da taxa média entre os municípios de tamanho médio (mais de 100 mil e menos de 500 mil habitantes), que foi de 26,2 homicídios estimados/100 mil habitantes.

Medodologia

O Atlas da Violência é feito em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados são de 2022.

Para a contagem de homicídios, o Atlas usou conceito de homicídios estimados, que soma os homicídios registrados e os homicídios ocultos.

Os homicídios registrados são os que constam do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS). Já os homicídios ocultos são os óbitos classificados no SIM/MS como mortes violentas com causa indeterminada (MVCIs), mas que seriam homicídios.

Fonte: www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes

Artigos Relacionados

Corpo de Bombeiros de SP encerra missão no RS com mais de 1,3 mil resgates

Corporação enviou ao todo 265 agentes durante os 78 dias de trabalho nos municípios gaúchos...

Assaltante de posto de combustíveis é preso pela Polícia Militar durante a madrugada em Araras, SP

Através de informações de populares que indicavam a direção que a motocicleta havia tomado, a...

ROMU realiza flagrante de tráfico de drogas durante a madrugada em Araras, SP

Com Bruno foram encontrados pinos de cocaínas e pedras de crack, ao verificar a sacola...

Últimas Notícias