Bolsa Família intensifica atualização cadastral: saiba como regularizar seu CPF

A partir de agora, inconsistências de dados relacionados ao CPF no CadÚnico podem resultar no cancelamento do benefício.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDAS) anuncia novas medidas rigorosas para a atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A partir de agora, inconsistências de dados relacionados ao CPF no CadÚnico podem resultar no cancelamento do benefício.

Combate contra as fraudes de 2023

Dentre as estratégias para assegurar que o Programa Bolsa Família seja destinado aos indivíduos que verdadeiramente atendem aos critérios estabelecidos, está a determinação de que aqueles com falhas no cadastro precisam regularizar sua situação dentro de seis meses para evitar a suspensão do pagamento. As famílias serão notificadas através do extrato de pagamento e pelo aplicativo do programa e do Caixa Tem.

Passo a passo para regularização

  1. Verificar a situação do CPF na Receita Federal.
  2. Em caso de pendências, o responsável pela família deverá realizar a regularização do documento junto à Receita.
  3. Após isso, é necessário atualizar o Cadastro Único para evitar o bloqueio do benefício.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal onde, ao inserir o número do CPF e a data de nascimento, terão acesso à situação cadastral atual. A regularização pode ser feita por e-mail, formulário online ou presencialmente.

Quem pode ser elegível ao Bolsa Família?

Entre os critérios de elegibilidade para o Bolsa Família, destacam-se a regra de que o beneficiário não pode ter o CPF suspenso por desatualização de dados. Além disso, não pode haver pendências na entrega da declaração anual do Imposto de Renda nem divergência de titularidade.

Para sanar possíveis dúvidas, o MDAS oferece canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat online, formulário eletrônico e informações disponíveis no site do próprio Ministério.

Essas novas medidas visam aumentar a transparência e a eficiência do Bolsa Família, garantindo que o benefício chegue a quem realmente precisa.

Artigos Relacionados

Dia das Mães: conheça seus direitos na troca do presente e saiba como tornar as compras online mais seguras

O advogado Kleber Luzetti, especialista em Direito do Consumidor, analisa que, no varejo digital, um...

Herança na separação obrigatória de bens: como funciona?

O site Repórter Beto Ribeiro foi buscar informações com a advogada Francielli Palma Maciel. Conheça...

Homem embriagado invade velório de jovem morta em acidente e acaba apanhando em Conchal, SP

Os relatos indicam que, mesmo após ser solicitado que ele deixasse o local, o homem...

Últimas Notícias