Câmara Municipal debate crédito para o TCA, mas concessão é adiada para outra sessão em Araras, SP

De acordo com a presidente da Câmara o projeto deverá passar por todas as etapas regimentais antes de ser pautado para votação.

Nesta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Araras/SP realiza mais uma sessão ordinária, mas o aguardado Projeto de Concessão do Transporte Coletivo de Araras (TCA) não será votado.

O projeto, que propõe a reestruturação e concessão do transporte público à iniciativa privada, seguirá tramitando normalmente, sem caráter de urgência, como esclarecido pela presidente da Câmara, Mirian Vanessa.

O Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, enviado pelo prefeito Pedrinho Eliseu, visa reformular o Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras (SMTCA) e permitir que a administração do transporte urbano passe para a iniciativa privada.

No entanto, a presidente da Câmara optou por não acatar o pedido de urgência, feito pelo prefeito, alegando a necessidade de uma análise detalhada do projeto, para que todas as implicações sejam amplamente discutidas entre os vereadores e com a população.

Dessa forma, o projeto deverá passar por todas as etapas regimentais antes de ser pautado para votação. A decisão reforça o compromisso da Câmara em garantir que o processo seja transparente e discutido com a devida cautela.

O que será votado sobre o TCA nesta Sessão?

Apesar da concessão do TCA não estar na pauta de votação, a sessão desta segunda-feira conta com outro tema relevante para a autarquia. Os vereadores deverão votar a abertura de um crédito adicional, que permite o repasse de recursos da Prefeitura ao TCA, assegurando a continuidade e o funcionamento dos serviços prestados. Esse crédito é uma medida pontual e distinta da proposta de concessão, mas importante para o equilíbrio financeiro do sistema de transporte público.

O projeto de concessão, caso aprovado futuramente, atualizará a Lei Municipal nº 3.326, de 04 de setembro de 2001, e estabelecerá uma licitação para contratar uma empresa privada que assumirá a operação do transporte urbano em Araras. De acordo com a proposta, o contrato será de longo prazo, com o objetivo de garantir estabilidade no serviço prestado à população.

Outro ponto importante é a destinação dos atuais servidores do TCA, como motoristas e cobradores, que seriam mantidos no atendimento dos estudantes, preservando, assim, a experiência e o conhecimento da equipe. Essa cláusula busca mitigar o impacto da concessão sobre os funcionários públicos e assegurar a qualidade do transporte escolar.

Artigos Relacionados

Prefeito Irineu Maretto conquista apoio em Brasília para construção de Estação de Tratamento de Esgoto e melhoria hídrica em Araras, SP

"Para garantir o desenvolvimento de Araras, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto...

Sargento PM Norberto é homenageado com título de “Bombeiro do Ano” em Araras, SP

Natural de Jardinópolis, ele ingressou na Polícia Militar em 28 de novembro de 2005 e...

Vereadora Ana Júlia Casagrande solicita melhorias no bairro Parque Industrial em Araras, SP

“É fundamental ouvir a população e cobrar soluções concretas. O bairro Parque Industrial merece atenção...

Últimas Notícias