Cerca de 11 milhões de brasileiros já têm o “novo RG”; documento antigo vale por tempo limitado

O novo RG começou a ser emitido em janeiro e unifica, por meio do número do CPF, os RGs cadastrados nas diferentes regiões do país.

Mais de 11 milhões de brasileiros já contam com a Carteira de Identidade Nacional, a CIN, também chamada de o novo RG. Dados do governo federal indicam, ainda, que apenas um estado não iniciou a emissão do documento: Roraima.

O novo RG começou a ser emitido em janeiro e unifica, por meio do número do CPF, os RGs cadastrados nas diferentes regiões do país. Antes, a pessoa poderia ter até 27 RGs, um de cada estado, ou do Distrito Federal. Agora, como o número do CPF é único, isso não será mais possível.

O governo explica que a novidade ajuda a melhorar procedimentos administrativos e o combate a fraudes, o que significa mais segurança. O novo documento segue alguns padrões internacionais, inclusive o código MRZ, o mesmo usado em passaportes, o que facilita a entrada em alguns países.

Ele também tem um QR Code, que permite checar se o documento é verdadeiro ou se foi furtado, por exemplo. A Carteira de Identidade Nacional será obrigatória para todo cidadão. Mas o RG antigo ainda vale até 2032.

A primeira via do documento novo em papel e na versão digital é gratuita. E, para fazer a emissão, o cidadão deve checar, sem seu estado, qual o órgão responsável.

Artigos Relacionados

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Obra noturna gera restrição em alça de acesso no município de Araras, SP

Devido operação no trecho, haverá restrição de tráfego com fechamento da alça de saída na...

Últimas Notícias