Chuvas elevam nível do Rio Mogi Guaçu, mas mortandade de peixes preocupa moradores de Araras, SP

As autoridades ambientais foram informadas sobre o caso e devem avaliar as condições do rio, buscando especificamente as causas e promovendo ações de preservação.

O Rio Mogi Guaçu, que atravessa a região de Araras (SP), está com o nível acima do normal devido às recentes chuvas. Contudo, os moradores do bairro da Cascata, próximo à corredeira do bar do Cris, apresentam um cenário preocupante de mortalidade de peixes, que pode estar relacionado ao período das primeiras precipitações.

Os especialistas explicam que as primeiras chuvas após a estimativa geralmente carregam uma grande quantidade de sedimentos, poluentes e outros detritos acumulados nas áreas urbanas e rurais, os quais acabam sendo levados diretamente para os rios. Isso pode alterar a qualidade da água, alterando os níveis de oxigênio e afetando a fauna aquática, principalmente em regiões de corredeiras onde os peixes já enfrentam um ambiente mais agitado.

Moradores relatam que a presença de peixes mortos nas margens e próximos às áreas de corredeiras, como o trecho do bar do Cris, tem sido notável. “O nível do rio aumentou, mas a quantidade de peixes mortos é assustadora. Acredito que as primeiras chuvas contribuíram para isso, pois é algo que já presenciei em outros anos nesta época”, comentou um residente local.

A situação ressalta a importância de medidas preventivas e de monitoramento da qualidade da água, especialmente em períodos de transição entre seca e chuva, quando os rios podem ser mais vulneráveis ​​às oscilações ambientais. As autoridades ambientais foram informadas sobre o caso e devem avaliar as condições do rio, buscando especificamente as causas e promovendo ações de preservação.

Artigos Relacionados

Arteris Intervias informa interdição de retorno na Rodovia Anhanguera neste sábado (12) em Araras, SP

A concessionária reforça que os usuários devem estar atentos ao se aproximar dos trechos em...

Associação 4 Patinhas promove abaixo-assinado por lei municipal que obrigue a castração de animais em Araras, SP

Iniciativa quer frear o crescimento de animais abandonados nas ruas e garantir o bem-estar dos...

SAEMA anuncia licitação para Estação de Tratamento de Esgoto em até 90 dias em Araras, SP

Segundo o prefeito Irineu Maretto, a obra será custeada com R$ 10 milhões do novo...

Últimas Notícias