Como identificar sinais de abuso sexual em crianças

De acordo com a advogada Glauce Abdalla, mudanças de comportamento repentinas e regressão em algumas atitudes são alguns dos principais alertas emitidos pelas crianças.

O abuso sexual é qualquer ato que envolve o contato, toque ou conduta sexual, sem o consentimento da outra pessoa, como no caso de estupro, tentativa de estupro, carícias sexuais, relações sexuais utilizando meios emocionais e/ou agressões físicas, ou quando o agressor expõe seu órgão sexual ou realiza masturbação em frente à vítima, sem que exista consentimento.

Muitas vezes, as crianças não denunciam a situação a um adulto por medo — é comum o abusador ameaçar a vítima para que ela mantenha os abusos em segredo — ou por não saberem que aquilo que é feito com elas é algo errado. Por isso, é importante que os adultos que convivem com crianças prestem atenção aos sinais que a criança dá.

O site Repórter Beto Ribeiro conversou com a advogada Glauce Abdalla, uma das grandes defensoras dos direitos da criança e do adolescente em Araras (SP). Segundo ela, mudança brusca de comportamentos, medos excessivos, retomada de atitudes já deixadas para trás por conta do avançar da idade são alguns sinais de alerta que crianças e adolescentes emitem quando estão sofrendo algum tipo de abuso sexual.

Outras características de um abuso sexual são quando a vítima ou não tem a capacidade de perceber o ato como uma agressão, por ser criança e não ter idade para compreender o que está acontecendo ou por possuir alguma deficiência física ou doença mental, ou a pessoa está alcoolizada ou sob o uso de drogas que fazem com que a vítima não se encontre em seu perfeito juízo e possa dizer para parar.

Sinais que ajudam a identificar o abuso sexual

A vítima que foi violada sexualmente pode não apresentar qualquer sinal físico, no entanto, a grande maioria apresenta os seguintes sinais e sintomas:

  • Mudança no comportamento como ocorre quando a pessoa era muito extrovertida, e passa a ser muito tímida;
  • Fugir do contato social e preferir ficar sozinho;
  • Choro fácil, tristeza, solidão, angústia e ansiedade;
  • Quando a vítima é uma criança ela pode até mesmo adoecer ou fugir do contato com os outros;
  • Inchaço, vermelhidão, laceração ou fissuras nas partes íntimas;
  • Rompimento do hímen, em meninas e mulheres que ainda não tinham tido contato sexual;
  • Perda do controle da urina e das fezes devido a fatores emocionais ou frouxidão dos músculos desta região devido ao estupro;
  • Coceira, dor ou corrimento anal ou vaginal;
  • Marcas roxas pelo corpo e também nas partes íntimas;
  • Sintomas de doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, as meninas ou mulheres podem engravidar, sendo que neste caso é possível recorrer ao aborto de forma legal, desde que seja feito um boletim de ocorrência comprovando o abuso sexual.

 

Artigos Relacionados

Atendendo pedido da vereadora Regina Corrochel, deputado estadual Danilo Balas destina R$1 milhão para Santa Casa de Araras, SP

Esta ação também conta com a colaboração da Secretaria Estadual da Saúde.O deputado estadual...

Junho Explosivo no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” em Araras, SP: Risadas, Músicas e Grandes Histórias Esperam por Você!

Não perca essa oportunidade de desfrutar de um mês repleto de cultura, humor e música....

INACREDITÁVEL! Portal Turístico sofre novo furto de fiação em Araras, SP

A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo furto, mas a situação tem...

Últimas Notícias