Emocionada, ela disse que fez sem pensar em nada, e não sabia que iria dar toda essa repercussão.
Na manhã de segunda-feira (24), um dos motoristas do Transporte Coletivo de Araras (SP), sofreu um infarto no terminal urbano na frente de várias pessoas que entraram em desespero. “Era muita gente olhando sem saber o que poderia fazer, sem nenhum conhecimento básico para reanimá-lo”, disse uma das pessoas que presenciaram a cena.
Foi quando a transsexual Dashiny Shandelly, apareceu e fez massagem cardíaca em Correia até a chegada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que levou ele para atendimento médico no Hospital São Luiz onde permaneceu internado. “Ele desceu do ônibus passando mal aí o fiscal Amarildo pegou ele e com a ajuda os outros motoristas ligo para o SAMU. Nisso todos estavam fazendo o possível pra que ele se sentisse melhor foi quando ele teve a parada cardíaca”, disse Dashiny, ao site Repórter Beto Ribeiro.
Sobre a repercussão
Emocionada, ela disse que fez sem pensar em nada, e não sabia que iria dar toda essa repercussão. “As pessoas não sabiam oque fazer e como eu sou técnica em enfermagem e sabia a técnica de reanimação foi quando me ofereci pra fazer a massagem. Quando eu me cansei o motorista Djalma também fez a massagem e logo o SAMU veio e continuou todos os procedimentos no motorista. Fiz sem pensar em nada apenas fui e tentei ajudá-lo não sabia que iria dar toda essa repercussão”.
A rápida ação para salvar vida de Dashiny Shandelly, foi elogiada em diversas publicações nas redes sociais. “Meus parabéns pela atitude. Uma vida foi salva graças a este anjo da guarda que estava ali no momento da cena. Que Deus continue te abençoando. Um grande abraço”, escreveu Dr. , Agnaldo Piscopo, médico e diretor do Pronto-Socorro da Santa Casa de Araras.
As publicações viralizaram em vários grupos no Facebook, em uma delas a auxiliar de enfermagem escreveu: “Obrigada fiz oque aprendi dei o meu melhor para tentar salvá-lo com ajuda do Djalma. Espero que ele fique bem”.
Como está o motorista?
Nossa reportagem entrou em contato com Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia), presidente do TCA para sabermos sobre o estado de saúde do motorista da autarquia. Segundo ele, Natanael Correia, continua internado, está sendo medicado e realizando todos os exames necessário. “Eu perguntei para um médico ele disse que o paciente está sendo medicado continua internado fazendo e realizando exames complementares que o caso é grave e inspira bastante cuidado. Sabemos que é difícil mas se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse Borelli..
A ação de Dashiny Shandelly ressalta a importância do conhecimento básico em primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP) para situações emergenciais como essa. Sua pronta intervenção mostrou como o preparo adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte em momentos críticos.
É importante lembrar que aprender técnicas de primeiros socorros e RCP pode ser útil a qualquer pessoa, permitindo que elas também possam ajudar em situações de emergência até a chegada dos profissionais de saúde. Essa história inspiradora de Dashiny Shandelly é um seguidor de que todos podemos fazer a diferença quando conhecimentos e habilidades são colocados em prática para o bem do próximo.
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.
LEIA TAMBÉM:
Tentativa de furto em residência no Jardim Belvedere é frustrada pela Guarda Civil Municipal de Araras, SP
Programa “Casa Paulista”: Famílias com renda mensal média de R$ 2,4 mil irão receber R$ 10 mil de benefício para construção de 237 unidades habitacionais em Araras, SP