Procurada, prefeitura municipal não se manifestou sobre a situação.
Na manhã desta segunda-feira (9), nossa reportagem foi procurada por moradores da comunidade da CDHU Ângelo Perin, em Analândia (SP), que expressaram preocupação com o descarte irregular de resíduos próximo à Creche Escola Eliana Aparecida Peixe Gregoracci.
Bárbara Alcalde, uma das moradoras locais, descreveu a situação alarmante: “O pessoal vem e descarta o lixo, olha o tanto de lixo, aqui tem de tudo: vidro, areia, garrafas, e isso está pertinho das casas. A creche fica logo ali, tá vendo? As crianças passam por aqui, assim como os animais. Isso aqui está virando um verdadeiro lixão. Quem for responsável, por favor, nos ajude, porque não dá para ficar assim. Isso aqui é um criadouro de ratos, cobras e escorpiões. A creche está logo ali, onde os filhos de vocês ficam.”
Nossa equipe entrou em contato com a prefeitura municipal para obter informações sobre quando a limpeza será realizada no local e se há fiscalização para punir os responsáveis pelo descarte ilegal. Leia abaixo:
Prezado Senhor,
Primeiramente cumprimentamos Vossa Senhoria e em atenção ao acima solicitado, informamos que a limpeza está programada para esta semana, a exemplo das semanas e meses anteriores, conforme informado pelo Secretário Municipal de Obras, Projetos e Habitação Srº Levi Melo.
Cabe ressaltar que, semanalmente a administração realiza limpeza todas às quintas e sextas-feiras, em todos os bairros da zona urbana. Ocorre que, pessoas das quais não conseguimos identificar, estão jogando detritos de podas de árvores, lixos, recicláveis e restos de materiais de construção logo após a retirada, cujo círculo vicioso tornou-se hábito. Diante disto, os locais cujo apontamento foi realizado, acaba permanecendo sujo, como se não estivesse sido limpo.
Gostaríamos inclusive de solicitar a colaboração, se possível para indicar as pessoas que estão praticando estes atos, pois estamos confeccionando placas “Proibido jogar lixo” e supervisão, para que se registrado e apurado, possamos tomar providencias quanto a notificação e possível multa.
Sem mais,