Empregada que guardou maconha no armário do trabalho tem justa causa revertida

Segundo a empresa, a trabalhadora consumiu maconha nas dependências da transportadora e mantinha tais substâncias em seu poder.

A legislação trabalhista não prevê demissão por justa causa por mero porte de entorpecentes, apenas quando a ilegalidade resultar em condenação criminal transitada em julgado. Com esse entendimento, o juízo da 13ª Vara do Trabalho de Guarulhos-SP reverteu a justa causa de uma empregada que portou maconha no local de trabalho.

A empresa, da área de logística e transporte de cargas, afirma que dispensou a funcionária por indisciplina com base no artigo 482, alínea “h”, da Consolidação das Leis do Trabalho.

Segundo a empresa, a trabalhadora consumiu maconha nas dependências da transportadora e mantinha tais substâncias em seu poder. A droga foi encontrada dentro da bolsa da mulher, guardada no armário, após ela ser sorteada para passar por revista pessoal de rotina.

Na sentença, o juiz Flávio Antônio Camargo de Laet ressalta que não há comprovação de que a mulher tenha feito uso da substância no ambiente laboral e durante a jornada, “como falsamente asseverou a reclamada em sua defesa”.

Declara ainda que se o empregador toma ciência de que algum de seus empregados seja usuário de entorpecentes pode dispensá-lo por não concordar com o uso de drogas mesmo fora do local de trabalho, “mas aí o desligamento deverá ocorrer sem ‘justa causa’ e com o pagamento de todas as indenizações correspondentes a esse tipo de rompimento de vínculo”.

Assim, declarou nula a dispensa por falta grave e obrigou o pagamento do aviso-prévio indenizado proporcional e projeções, 13º salário proporcional de 2022, férias proporcionais relativas ao mesmo ano, com um terço, além de liberação do FGTS integral e multa de 40%. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-2.


Com informações da Revista Consultor Jurídico

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo site Repórter Beto Ribeiro. É de graça. Clique aqui e participe do grupo oficial Repórter Beto Ribeiro e fique por dentro de todas as atualizações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Anúncio

Artigos Relacionados

Incêndio em fábrica da Nestlé em Araras (SP) é controlado; não houve feridos

Imagens feitas por moradores mostram o fogo em parte da estrutura externa da unidade e uma nuvem de fumaça preta se espalhando pela cidade,...

Incêndio atinge fábrica da Nestlé em neste domingo (14) em Araras, SP

Fogo de grandes proporções mobiliza bombeiros e gera preocupação; ainda não há informações sobre vítimas nem sobre a causa do incêndio. Na tarde deste domingo...

Advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica em quais casos a ex-esposa pode ter direito à pensão

O valor e o tempo de duração da pensão são definidos pelo juiz, levando em conta a necessidade de quem pede e a possibilidade...

Últimas Notícias