Equipe Ararense Los Atômicos vence torneio nacional de robótica e vai para mundial nos EUA

Equipamento desenvolvido por alunos dos ensinos fudamental e médio mostra as regras do jogo e pode ajudar na aprendizagem de crianças a partir de 4 anos.

Alunos do Sesi de Araras (SP) conquistaram o primeiro lugar da etapa nacional do torneio de robótica First Lego League (FLL) e agora irão disputar World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica, que ocorre em Houston, nos Estados Unidos, entre os dias 17 e 20 de abril.

O grupo Los Atômicos venceu a competição nacional no início do mês com um tabuleiro inteligente que facilita o aprendizado de xadrez. O desafio, realizado em Brasília, contou com mais 99 equipes.

“A gente identificou que muitas pessoas não jogam xadrez por muitos problemas, como achar as regras muito chatas e difíceis e não há algo que inicie o processo de aprendizagem do xadrez a partir de 4 anos”, afirmou o estudante Francisco Di Pietr.

O equipamento foi formatado para explicar as regras básicas do jogo, sendo capaz de atingir diversos públicos.

“A gente fez o tabuleiro com uma linguagem mais lúdica para que crianças a partir de 4 anos aprendam a jogar xadrez. Vamos supor que você esteja com dúvida sobre alguma peça, você liga o nosso projeto, ele vai soltar um áudio explicando o movimento da peça”, explicou a estudante Leticia Silva Rampimm.

Para realizar o projeto, os estudantes fizeram muitas pesquisas, inclusive em escolas de xadrez russas, consideradas referências na modalidade. A eficiência do equipamento foi constatada por diversas crianças do Sesi de Araras, convidadas para avaliar a o projeto.

Em outra etapa da competição, a equipe precisou construir um robô programado para realizar uma série de missões na arena de competição. A missão, igual para todos os participantes envolvia o design do robô e a sua capacidade de cumprir as tarefas pré-estabelecidas.

O tabuleiro de xadrez agora vai ser apresentado no Texas, onde outras escolas do mundo todo estarão representadas. Para fazer bonito, os alunos já estão trabalhando na pronúncia do inglês para trazer o troféu inédito para a escola.

“A gente está com uma expectativa muito boa, estamos muito confiantes”, afirmou o estudante Diego Eduardo de Jesus Miranda Filho.

Artigos Relacionados

Saiba o destino das doações às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul com arrecadações feitas em Araras, SP

Na manhã de terça-feira, 14 de maio, foram enviadas da Câmara Municipal 20 toneladas de...

Saema alerta sobre os riscos de conectar águas pluviais à rede de esgoto e pede correções imediatas em Araras, SP

Problema se agrava em período de chuvas; saiba quais cuidados tomar para evitar entupimentos.O Saema...

Últimas Notícias