Escola Legislativa promove palestra sobre o “Agosto Lilás” na escola Ivan Zurita em Araras, SP

Os alunos aprenderam os cinco tipos de violência contra a mulher – física, sexual, psicológica, moral e financeira/patrimonial – e em quais canais denunciar caso presencie alguma situação de violência.

Na tarde de quarta-feira (13), a Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” esteve na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Ivan Inácio de Oliveira Zurita, para falar sobre a campanha de conscientização “Agosto Lilás”.

A equipe da Escola do Legislativo conversou com 19 estudantes. A vereadora e procuradora especial da mulher, Rosa Scanavini (PRD), também esteve presente na ação. Entre os assuntos abordados, estão a origem da campanha “Agosto Lilás”, relacionada à sanção da Lei Maria da Penha, a história da mulher que dá nome à lei, bem como os objetivos dessa norma, que é trazer proteção às mulheres.

Os alunos aprenderam os cinco tipos de violência contra a mulher – física, sexual, psicológica, moral e financeira/patrimonial – e em quais canais denunciar caso presencie alguma situação de violência.

A Escola Legislativa também apresentou o aplicativo “Está acontecendo”, no qual mulheres podem entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Araras e receber atendimento especializado. Os estudantes também aprenderam como fazer o Sinal de Ajuda (gesto com a mão em que mulheres vítimas de violência pedem socorro sem serem notadas pelo agressor).

Ao final, eles ganharam um kit da coleção Maria da Penha Em Miúdos, produzida pelo Senado Federal e adquirida pela Câmara Municipal de Araras, e os materiais produzidos pela Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara, e da Secretaria Municipal de Assistência Social para pessoas em situação de violência.

Sobre o “Agosto Lilás”

O “Agosto Lilás” é uma campanha estabelecida pelo Governo Federal, em que o mês de agosto é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A escolha desse mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que ocorreu no dia 7 de agosto.

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais de denúncias.

Para denunciar casos de violência contra a mulher

Patrulha Maria da Penha: disque 153 ou 199

Polícia Militar: 190

Central de Atendimento à Mulher: disque 180

Aplicativo “Está acontecendo”

Anúncio

Artigos Relacionados

Incêndio em fábrica da Nestlé em Araras (SP) é controlado; não houve feridos

Imagens feitas por moradores mostram o fogo em parte da estrutura externa da unidade e uma nuvem de fumaça preta se espalhando pela cidade,...

Incêndio atinge fábrica da Nestlé em neste domingo (14) em Araras, SP

Fogo de grandes proporções mobiliza bombeiros e gera preocupação; ainda não há informações sobre vítimas nem sobre a causa do incêndio. Na tarde deste domingo...

Advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica em quais casos a ex-esposa pode ter direito à pensão

O valor e o tempo de duração da pensão são definidos pelo juiz, levando em conta a necessidade de quem pede e a possibilidade...

Últimas Notícias