FESTA DO PEÃO 2024: Comissão de Assuntos Relevantes vai fiscalizar festa de perto após denúncias de maus-tratos em 2023 em Araras, SP

O evento está programado para ocorrer de 14 a 17 de agosto, no Parque Ecológico Municipal Gilberto Rüegger Ometto.

A Comissão de Assuntos Relevantes terá um papel importante na fiscalização do Rodeio 2024 em Araras, SP. Em 2023 a comissão apurou de perto crime de maus-tratos aos animais utilizados no rodeio.

A comissão será constituída por três membros, visando a fiscalização preventiva de maus-tratos dos animais utilizados na Festa do Peão de Araras 2024. O proponente da comissão é o vereador José Roberto Apolari (MDB).

Essa Comissão Temporária de Assuntos Relevantes tem também a finalidade de acompanhar e fiscalizar todo processo de organização, realização e andamento do rodeio durante a Festa do Peão de Araras.

O evento está programado para ocorrer de 14 a 17 de agosto, no Parque Ecológico Municipal Gilberto Rüegger Ometto. “Se houver irregularidade, nós vamos denunciar, como fizemos anteriormente”, disse o vereador José Roberto Apolari.

Os integrantes da comissão poderão:

– Proceder a vistorias, visitas técnicas e levantamentos de dados junto aos organizadores do evento e responsáveis pelos animais, inclusive durante o evento.

– Requisitar de seus responsáveis a apresentação de documentos e a prestação dos esclarecimentos necessários.

O prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes será de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

Relatório final sobre maus-tratos no rodeio é apresentado na Câmara de Araras, SP

Durante a 34ª Sessão Ordinária, o vereador José Roberto Apolari (PP) apresentou o relatório final da Comissão de Assuntos Relevantes para fiscalização preventiva de maus-tratos aos animais utilizados no rodeio da Festa do Peão de Araras 2023. O evento foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2023.

Além do Dr. Apolari, também fazem parte dessa comissão a vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) e o vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade). A comissão nomeou a médica veterinária Michele da Silva Teixeira como responsável técnica pela fiscalização.

O relatório final é um arquivo com 21 páginas, que conta com os tópicos “Introdução”, “Criação da Comissão”, “Ações da comissão”, “Relatos da Comissão” e “Considerações Finais”. Ele conta também com resultados da análise feita pela comissão, fotos do evento, boletim de ocorrência e outras informações.

O documento está disponível no link: https://araras.siscam.com.br/arquivo?Id=148449

Confira o trecho do relatório final:

“Após análise dos relatórios e constatação pessoal de todo processo que os animais passam durante o evento, constatamos maus-tratos físicos intencionais aos animais, além dos costumeiros maus-tratos psicológicos, em virtude do estresse físico e psicológico que os animais se submetem, conforme já comprovado cientificamente.”

[…]

“O Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos Animais, que em seu artigo 2° diz que todo animal tem o direito a ser respeitado. E o artigo 3°, inciso I, cita que nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.

Da mesma forma que os rodeios são permitidos legalmente no Brasil, temos que salientar que há regras a serem seguidas em busca do bem-estar animal, o que não constatamos no rodeio de Araras.

• Dar choques nos animais é proibido e é crime de maus-tratos.

• Chutes e pauladas no dorso dos animais é crime de maus-tratos.

• Chicotear cavalos em excesso é maus-tratos.

Condenamos veementemente esses atos ocorridos em Araras. Este relator foi convocado pela Polícia Civil para depoimento prestado no dia 11/09/2023, para prosseguimento das investigações, como também o Ministério Público já foi informado que receberá uma cópia desse relatório. Agora esperamos que as medidas legais e cabíveis sejam tomadas.”

Artigos Relacionados

DLD Log Reversa anuncia nova filial gigante e expande liderança em logística reversa no Brasil

Com 11 unidades já em operação, empresa aposta em crescimento nacional e internacional para fortalecer...

Procon aplica multa de mais de R$ 20 mil à Hurb Technologies por descumprimento de ofertas de pacotes turísticos em Araras, SP

De acordo com o relatório de fiscalização, foram registradas 15 reclamações formais junto, todas apontando...

Prefeito Irineu Maretto destaca novo modelo de contratação para zeladoria pública por meio de consórcio CEMMIL em Araras, SP

“No início de janeiro, tínhamos apenas 40 pessoas trabalhando. Isso afetou diretamente a limpeza urbana,...

Últimas Notícias