“Sempre estivemos atendendo as médias e altas complexidades, bem como alguns serviços referenciados pelo pronto atendimento”, destacou Xavier.

Na tarde deste sábado, o site Repórter Beto Ribeiro publicou uma nota de esclarecimento, em decorrência das declarações feitas pela professora Regina Corrochel, candidata à prefeitura de Araras (SP). Em seu plano de governo, divulgado pelo site, a candidata prometeu “reabrir” o pronto-socorro da Santa Casa.
Hildebrando Xavier, gestor voluntário da Santa Casa, esclareceu que o pronto-socorro da instituição nunca esteve fechado. Ele explicou que houve apenas uma mudança no pronto atendimento, que passou a ser gerido pela Mandic a pedido da prefeitura, responsável por esse serviço. “Sempre estivemos atendendo as médias e altas complexidades, bem como alguns serviços referenciados pelo pronto atendimento”, destacou Xavier.
O gestor foi enfático ao afirmar que a promessa de “reabertura” é infundada, uma vez que o serviço nunca foi interrompido. “Exigimos respeito com a Santa Casa, que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que enfrenta problemas financeiros gerados pela tabela SUS, que está sem reajuste desde 2006”, afirmou.
Xavier também alertou para o déficit anual de R$ 27 milhões enfrentado pela instituição, auditado tanto internamente quanto pela prefeitura. Ele reforçou o compromisso da Santa Casa em continuar atendendo pelo SUS, apesar das dificuldades financeiras, e criticou aqueles que, segundo ele, buscam “aparecer” ao invés de ajudar a resolver os problemas.
“Seria mais fácil deixar de atender o SUS, mas nunca optamos por essa saída, porque sabemos que os mais prejudicados seriam as pessoas que mais precisam desse atendimento”, finalizou Xavier, pedindo uma postura mais investigativa e colaborativa de todos os envolvidos.
