Governo Lula vai limitar concessão de Bolsa Família para lares que possuem apenas uma pessoa já em setembro

A medida passa a valer no mês que vem e significa que quem mora sozinho e ainda não está no programa pode enfrentar dificuldades para conseguir o benefício.

Mudanças na concessão do Bolsa Família para lares unipessoais têm início em setembro. É que uma regra editada pelo governo limita novos benefícios a famílias com apenas uma pessoa.

Pela portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, as prefeituras poderão ter na folha de pagamento no máximo 16% de lares unipessoais em relação ao total de atendidos no programa.

A medida passa a valer no mês que vem e significa que quem mora sozinho e ainda não está no programa pode enfrentar dificuldades para conseguir o benefício.

O governo federal informou que impôs o limite a partir de indicadores estatísticos oficiais como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. Quem tem essas condições e já está no Bolsa Família continua recebendo normalmente.

O ministério justifica que a medida é para corrigir distorções ocorridas entre outubro de 2021 e dezembro do ano passado, período em que aumentou o número de famílias unipessoais.

Artigos Relacionados

Sefaz-SP Libera R$ 46,5 Milhões em Créditos da Nota Fiscal Paulista para Consumidores e Instituições Filantrópicas

São mais de mais de 16 milhões de consumidores contemplados; pessoas físicas têm à disposição...

Especialistas alertam para impacto de possíveis cortes na Previdência

Aposentadorias movimentam consumo e economia dos municípios.A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do...

Petrobras anuncia aumento de 7,12% no preço da gasolina

Reajuste entra em vigor a partir desta terça-feira.A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) que aumentará...

Últimas Notícias