“O objetivo das ações é principalmente a redução dos furtos e roubos de veículos e a diminuição dos números de acidentes com vítimas, mas também fiscalizamos o nível de ruído das descargas”, afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetor Daniel Ponessi Alves.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil tem recebido diversas denúncias de munícipes sobre motocicletas e veículos que trafegam com a chamada descarga livre, quando o escapamento não possui abafador ou silenciador em Araras, SP. O barulho excessivo gerado por essas modificações tem causado transtornos, principalmente nas proximidades de escolas e hospitais, afetando o sossego público.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetor Daniel Ponessi Alves, destacou as medidas adotadas para coibir essas práticas. “O objetivo das ações é principalmente a redução dos furtos e roubos de veículos e a diminuição dos números de acidentes com vítimas, mas também fiscalizamos o nível de ruído das descargas. Há casos em que o barulho dos escapamentos está totalmente fora dos limites, quase sempre por modificações nas peças originais ou substituição por outros modelos incompatíveis ou não aprovados pelo INMETRO”, afirmou.
A fiscalização ocorre durante patrulhamentos e bloqueios realizados pela GCM. Veículos que estiverem em desconformidade com as normas estão sujeitos à autuação conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração é classificada como grave, resultando em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da possibilidade de retenção do veículo até a regularização.
As ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas para garantir o cumprimento da legislação e preservar a tranquilidade da população.
