Impeachment contra Lula é protocolado após suposta “pedalada fiscal” de R$ 3 bilhões

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

A Câmara dos Deputados recebeu recentemente um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pelo deputado Rodolfo Nogueira, do PL-MS. A acusação principal refere-se a uma suposta “pedalada fiscal” envolvendo o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio dentro do programa Pé de Meia.

Este pedido de afastamento alega que esses pagamentos foram realizados sem a devida autorização orçamentária e sem a aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com o pedido, a legislação que criou o programa Pé de Meia estabelece claramente a necessidade de aprovação anual pelo Congresso do montante destinado a esse incentivo.

No entanto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, teria continuado a realizar os pagamentos desde março, sem que esses valores fossem incluídos na lei orçamentária.

Papel do Congresso e o veto presidencial

O impasse envolve um artigo legal que exige a vinculação de repasses do programa Pé de Meia a uma lei específica com previsão orçamentária. Este artigo havia sido inicialmente vetado por Lula, mas o Congresso derrubou o veto, mantendo a exigência em vigor. Esse contexto legal embasa as acusações de que houve uma transgressão deliberada à legislação vigente.

O deputado Rodolfo Nogueira formalizou um pedido ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que seja iniciado um processo de impeachment contra Lula. Alega-se que a ação do governo é similar à que resultou na cassação da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, por práticas fiscais semelhantes.

Artigos Relacionados

Vereadora Mirian Vanessa participa de inauguração para estreitar laços com governador Tarcísio

A parlamentar e presidente da Câmara de Araras busca atrair recursos para a cidade em...

Grupo do prefeito eleito solicita documentos em primeira reunião com equipe de transição de governo em Araras, SP

Reunião entre integrantes do prefeito eleito Irineu Maretto (PSD) com representante do atual governo aconteceu...

Vereadora Ana Júlia Casagrande denuncia falta de medicamentos para tratamento de doenças como o câncer em Araras, SP

"Os problemas de saúde na cidade são muitos, desde exames até procedimentos mais complexos. A...

Últimas Notícias