Justa causa por falta: saiba se é possível demitir funcionários após muitas faltas e o que diz a lei

Será que a lei permite demissão por justa causa por falta? Veja mais sobre o assunto e entenda quando isso acontece com o advogado Willian Cassiano, consultor do site Repórter Beto Ribeiro.

A demissão em função da justa causa por falta é um dos motivos mais comuns utilizados para dispensas de funcionários.

Basicamente, essa medida extrema é adotada quando o colaborador não cumpre sua jornada de trabalho, descumpre seu contrato e, como consequência, não segue as regras estabelecidas em lei.

Nessas condições, a legislação garante à empresa o direito de demitir esses colaboradores, já que eles adotam um comportamento que prejudica a produtividade e o trabalho da organização.

Apesar disso, a legislação também estabelece condições e orientações para que as empresas dispensem seus funcionários por falta.

Mesmo assim, esse tema pode gerar dúvidas que atrapalham o trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) e que podem levar a empresa a cometer erros e sofrer com passivos trabalhistas.

A legislação e a jurisprudência trabalhista permitem que as empresas demitam funcionários por justa causa por falta. Isso ocorre porque o acúmulo de faltas injustificadas pode configurar desídia, abandono de emprego, mau comportamento e até incontinência de conduta.

Além de configurar violação de contrato de trabalho e das normas da empresa, esses comportamentos também podem prejudicar a produtividade e o funcionamento da organização.

Porém, para que a demissão por justa causa seja válida nesse caso, é fundamental que a empresa tenha o registro e faça o monitoramento das faltas de seus funcionários.

Dessa forma, ela pode usar esses dados para justificar medidas como advertência, suspensão e, em casos mais graves, a demissão do colaborador por conta de faltas injustificadas.

E como explicado ao longo do texto, a melhor forma de fazer esse monitoramento e registrar essas informações de forma eficiente é investir em um bom sistema de controle de ponto. Com esse sistema, o trabalho do RH será muito mais fácil.

Artigos Relacionados

Guarda Civil Municipal recupera três motocicletas durante patrulhamento preventivo em Araras, SP

Essas ações foram possíveis graças à estratégia de inteligência da GCM, que utilizou o mapa...

Rapaz de bikelete mostra parte íntima a mulher durante abordagem em Araras, SP

De acordo com relatos, ele teria abordado uma moradora, solicitado as horas e, de forma...

Câmera de segurança flagra assaltantes abandonando moto no Jardim Florença em Araras, SP

De acordo com o inspetor Almir - chefe da Divisão Operacional da GCMA, no acompanhamento...

Últimas Notícias