Justiça condena Meta, dona do Facebook e Instagram, a indenizar casal palmeirense por contas desativadas

Justiça de São Vicente, no litoral de São Paulo, avaliou que estivadores foram prejudicados pela remoção desavisada dos perfis nas duas plataformas. Ainda cabe recurso da decisão.

A Justiça de São Vicente (SP) determinou que a Meta, dona do Facebook e Instagram, indenize um casal de estivadores após desativar suas contas de forma unilateral e sem justificativa.

O casal, que compartilhava sua rotina com mais de 300 mil seguidores e monetizava o conteúdo, deve receber R$ 56,4 mil de multa por descumprimento de liminar anterior e R$ 10 mil por danos morais. A decisão ainda cabe recurso.

O advogado Maximino Pedro, representante do casal, afirmou que os perfis foram desativados no final de 2023 sem que seus clientes infringissem as regras da Meta. Após o pedido de tutela de urgência ser deferido, a Meta recorreu, mas a decisão foi mantida.

A juíza Fernanda Souza Pereira de Lima Carvalho criticou a empresa por não explicar os motivos da desativação e por impedir o casal de fazer uma cópia de seus conteúdos. A condenação por danos morais visa compensar o casal e coibir atitudes abusivas.

Artigos Relacionados

Advogada Dra. Franciele Palma Maciel esclarece: quem tem direito à rescisão trabalhista em caso de falecimento do funcionário?

Segundo a advogada, a morte do empregado encerra o vínculo trabalhista e gera direitos rescisórios,...

Nova tarifa de pedágio entra em vigor nas rodovias administradas pela Arteris Intervias a partir de 1º de julho

Valores atualizados seguem determinação da ARTESP com base no índice IPCA; investimento contínuo da concessionária...

Últimas Notícias