Mais de 1 milhão de usuários do Telegram estão em grupos que compartilham imagens de abuso sexual infantil

O Estatuto da Criança e do Adolescente define como crime a venda ou exposição de fotos e vídeos de cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.

Um relatório da SaferNet, ONG que trabalha pela promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil, revela que mais de 1,25 milhão de usuários brasileiros do aplicativo de mensagens Telegram participam de grupos que compartilham pornografia e imagens de abuso sexual infantil.

A entidade elaborou um relatório com informações sobre esses grupos e entregou o documento Ministério Público Federal e à Polícia Federal. Para elaborar o relatório, foram analisados 874 links do Telegram que foram denunciados à Sefernet por usuários da internet por conterem imagens de abuso e de exploração sexual infantil

149 dos links analisados não tinham sofrido qualquer restrição por parte da plataforma e permaneciam ativos quando o estudo foi realizado, entre julho e setembro. Além disso, foram identificados 66 novos links que nunca tinham sido denunciados, mas que continham conteúdo criminoso.

Ainda de acordo com a SeferNet, em 41 grupos havia não só a distribuição de imagens de abuso sexual infantil, mas também a compra e venda desse material, com imagens reais e também imagens geradas por inteligência artificial.

Segundo a ONG, usuários e administradores destes grupos do Telegram cometem crimes, já que, no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente define como crime a venda ou exposição de fotos e vídeos de cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Também é crime a divulgação dessas imagens por qualquer meio e a posse de arquivos desse tipo.

Artigos Relacionados

CASTRAMÓVEL: Prefeitura realiza castração gratuita de cães e gatos neste sábado (28) em Araras, SP

Tutores serão contatados por e-mail para realizarem o agendamento da cirurgia de castração gratuita; 400...

18ª Feijoada da Comunidade Santo Antônio acontece no dia 20 de julho em Araras, SP

O evento será realizado no Centro Pastoral Papa Francisco, localizado na Rua Marília, 215 –...

População denuncia descarte irregular de lixo no Jardim Myrian em Araras, SP

“As pessoas não têm moral de reclamar. Elas mesmas transformam a cidade num verdadeiro chiqueiro”,...

Últimas Notícias