Morador denuncia ações de vandalismo por alunos da Escola Estadual “Profª Yolanda Salles Cabianca” em Araras, SP

De acordo com relato estudantes ao passar pela Vila Dona Rosa após saírem da escola chutando os portões das casas e cometendo atos de vandalismo.

Na tarde desta quinta-feira (22), nossa reportagem recebeu uma denúncia preocupante de um morador do bairro Vila Dona Rosa, em Araras, SP.

Luís Rodrigo, morador da região, relatou a constante ocorrência de vandalismo e perturbação causada por um grupo de estudantes, principalmente meninas, que saem da E.E. Profª “Yolanda Salles Cabianca”.

Segundo Rodrigo, o problema não é recente. “Não é de hoje, também não é de semana passada. Já tem meses que isso tá acontecendo”, disse ele em mensagem enviada à nossa equipe.

O morador explicou que os estudantes, ao saírem da escola, seguem um percurso que passa pela Vila Dona Rosa, onde residem. Durante esse trajeto, eles têm causado transtornos aos moradores, chutando os portões das casas e cometendo atos de vandalismo.

Invasão e Ameaças

Além dos danos aos portões, Luís relatou que as ações dos jovens vão além. Em um dos incidentes, um grupo de estudantes chegou a tentar pular o muro de sua casa durante o dia. No entanto, ao se depararem com o cachorro da família, uma pitbull, os adolescentes desistiram. Ainda assim, não deixaram de causar estragos. “Jogaram lixo dentro de casa”, relatou o morador, expressando sua frustração com a situação.

O morador mencionou que, apesar de conhecer a mãe de duas das estudantes envolvidas, ele optou por não confrontar diretamente os responsáveis, temendo que isso poderia gerar ainda mais conflitos. “Se falar algo ou ameaçar, vai dar confusão, porque os pais não estão nem aí e são de uma ‘linha’ complicada”, comentou, referindo-se ao comportamento descompromissado de alguns pais em relação à conduta dos filhos.

Medo e Insegurança

A situação na Vila Dona Rosa tem gerado um clima de medo e insegurança entre os moradores. Segundo ele, ele e outros vizinhos se sentem impotentes diante dos constantes ataques e desrespeito. A decisão de instalar câmeras de segurança em sua casa foi uma tentativa de inibir as ações dos jovens e proteger sua propriedade. Contudo, ele teme que uma exposição pública possa agravar ainda mais o problema. “Duro que se eu mandar a foto e publicar, eles vão saber onde eu moro e vai dar mó rolo”, disse, ressaltando a delicadeza da situação.

Apelo por Respeito

Luís Rodrigo faz um apelo às autoridades e à comunidade escolar para que medidas sejam tomadas. Ele pede que a direção da escola Cabianca se atente ao comportamento de seus alunos fora do ambiente escolar e que os pais sejam informados e orientados a respeito das ações de seus filhos. “Os moradores da Vila Dona Rosa se queixam que crianças, principalmente as meninas, saem chutando os portões da casa dos moradores. Estamos realmente revoltados”, desabafou.

O morador também sugere que uma campanha de conscientização seja realizada na escola, visando promover o respeito ao espaço e à propriedade alheia, além de incentivar o diálogo entre pais, alunos e professores para prevenir futuros incidentes.

Um Problema a Ser Resolvido

A denúncia é um reflexo de um problema que, infelizmente, tem se tornado comum em diversas comunidades. A falta de respeito e a desordem causada por alguns jovens não apenas perturbam a paz dos moradores, mas também revelam a necessidade de um maior acompanhamento por parte das famílias e da escola.

Artigos Relacionados

Educação e Saúde se reúnem para tomar ações sobre infestação de escorpiões na Emei Professora Sueli Aparecida Faggion Castagna em Araras, SP

Aracnídeos foram encontrados na unidade escolar; alunos serão remanejados para outras escolas.Representantes das secretarias de...

Vereadores aprovam verba de mais de R$ 1,5 milhão para a Educação

A presidente da Câmara, vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), esclareceu que é favorável ao...

Secretaria Municipal de Educação divulga datas para cadastramento e recadastramento do Passe Escolar para 2025 em Araras, SP

Todos que utilizam o passe devem fazer atualização do cadastro para continuar utilizando no próximo...

Últimas Notícias