Expectativa é reduzir em 70% estes tipos de crime. Equipamentos estarão interligados a sistema de reconhecimento facial e de placas de veículos.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) inaugurou, no último dia 20, uma central que irá monitorar 1.341 mil câmeras de segurança espalhadas pela cidade. O objetivo é reduzir a incidência de furtos e roubos em 70%.
Todos os equipamentos devem ser instalados até o final de janeiro. Até o momento, 900 já estão em operação em escolas, unidades de saúde e nas ruas do centro da cidade e de alguns bairros.
As câmeras estarão interligadas ao sistema Detecta da Secretaria de Segurança do estado e a recursos de reconhecimento facial e de placas de carro. O sistema de monitoramento, que foi chamado de “muralha digital”, custará R$ 740 mil por mês para a prefeitura e será operacionalizado pela Polícia Militar e Guarda Municipal.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Araras registrou 1.661 furtos e roubos entre janeiro e outubro deste ano, 14% menos que no mesmo período do ano passado.
