O que houve com a Kiota? Vereadora Regina Corrochel propõe criação de Comissão Especial de Inquérito durante sessão na Câmara Municipal de Araras, SP

Em julho de 2023, o presidente e CEO da DS Multimídia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, esteve em Araras e explicou os motivos para a escolha da cidade para a instalação da primeira fábrica da empresa no continente americano.

Na noite desta segunda-feira (25), durante a 21ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Araras (SP), o radialista Marcelo Coelho Fachini trouxe à tona questões importantes sobre a DS Multimídia (Kiota). A empresa, que havia anunciado em julho de 2023 seu cronograma de implantação na cidade, ainda não iniciou as obras prometidas.

O Anúncio da Kiota e a Escolha de Araras

Em julho de 2023, o presidente e CEO da DS Multimídia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, esteve em Araras e explicou os motivos para a escolha da cidade para a instalação da primeira fábrica da empresa no continente americano. Em um discurso em inglês, Mr. Kim destacou: “Depois de viajar por vários locais, concordamos que Araras é o melhor local para a nossa empresa. O estado de São Paulo é desenvolvido, pioneiro e com pessoas capacitadas. Com isso, a Kiota também vai cooperar e desenvolver muitos projetos, não apenas montar produtos.”

Empregos e Dificuldades

O anúncio foi recebido com entusiasmo, especialmente pela promessa de mais de 1.500 empregos diretos. Em dezembro de 2021, a empresa recebeu um terreno doado para a construção da fábrica. No entanto, dificuldades decorrentes da guerra na Ucrânia e da pandemia de COVID-19 atrasaram o início das obras.

Ultimato e Surpresa

Em março de 2024, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araras notificou a DS Multimídia (Kiota) para que iniciasse as obras de implantação até o dia 02 de abril, impreterivelmente. No entanto, no mesmo mês, a empresa sul-coreana anunciou a construção de uma nova fábrica no Polo Industrial de Manaus, prometendo 3 mil empregos, o que surpreendeu e preocupou os moradores de Araras.

Proposta de Investigação

Diante desse cenário, a vereadora Regina Corrochel (PP) propôs a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), popularmente conhecida como CPI, para investigar a fundo o que realmente aconteceu com o projeto da Kiota em Araras. A proposta busca esclarecer os motivos do atraso e entender o desvio do investimento para Manaus.

Considerações Finais

A situação envolvendo a DS Multimídia (Kiota) e a cidade de Araras levanta importantes questões sobre transparência e compromisso empresarial. A criação de uma CPI pode ser um passo fundamental para garantir que os interesses da comunidade sejam respeitados e que promessas sejam cumpridas.

A Câmara Municipal de Araras continua a acompanhar de perto o desenrolar dessa situação, buscando respostas e soluções para a comunidade.

Artigos Relacionados

Vereador Lúcio Casa Bela propõe criação do Plano de Carreiras dos Servidores Públicos Municipais de Araras, SP

“É fundamental oferecer aos nossos servidores uma perspectiva de crescimento baseada no mérito e...

Após cobrança do vereador Bonezinho Corrochel, rua Fernando Guerreiro de Lara Franco no Jardim Itamaraty passa por operação tapa-buracos em Araras, SP

“Fazia tempo que a gente pedia essa melhoria. A rua estava cheia de buracos, perigosa....

Vereador Rodrigo Soares se reúne com ministro da Saúde em busca de melhorias para Araras, SP

“Aproveitei a oportunidade para dialogar com o ministro sobre ações que possam beneficiar diretamente os...

Últimas Notícias