O que houve com a Kiota? Vereadora Regina Corrochel propõe criação de Comissão Especial de Inquérito durante sessão na Câmara Municipal de Araras, SP

Em julho de 2023, o presidente e CEO da DS Multimídia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, esteve em Araras e explicou os motivos para a escolha da cidade para a instalação da primeira fábrica da empresa no continente americano.

Na noite desta segunda-feira (25), durante a 21ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Araras (SP), o radialista Marcelo Coelho Fachini trouxe à tona questões importantes sobre a DS Multimídia (Kiota). A empresa, que havia anunciado em julho de 2023 seu cronograma de implantação na cidade, ainda não iniciou as obras prometidas.

O Anúncio da Kiota e a Escolha de Araras

Em julho de 2023, o presidente e CEO da DS Multimídia Kiota, Mr. Kim Yong Hyun, esteve em Araras e explicou os motivos para a escolha da cidade para a instalação da primeira fábrica da empresa no continente americano. Em um discurso em inglês, Mr. Kim destacou: “Depois de viajar por vários locais, concordamos que Araras é o melhor local para a nossa empresa. O estado de São Paulo é desenvolvido, pioneiro e com pessoas capacitadas. Com isso, a Kiota também vai cooperar e desenvolver muitos projetos, não apenas montar produtos.”

Empregos e Dificuldades

O anúncio foi recebido com entusiasmo, especialmente pela promessa de mais de 1.500 empregos diretos. Em dezembro de 2021, a empresa recebeu um terreno doado para a construção da fábrica. No entanto, dificuldades decorrentes da guerra na Ucrânia e da pandemia de COVID-19 atrasaram o início das obras.

Ultimato e Surpresa

Em março de 2024, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araras notificou a DS Multimídia (Kiota) para que iniciasse as obras de implantação até o dia 02 de abril, impreterivelmente. No entanto, no mesmo mês, a empresa sul-coreana anunciou a construção de uma nova fábrica no Polo Industrial de Manaus, prometendo 3 mil empregos, o que surpreendeu e preocupou os moradores de Araras.

Proposta de Investigação

Diante desse cenário, a vereadora Regina Corrochel (PP) propôs a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), popularmente conhecida como CPI, para investigar a fundo o que realmente aconteceu com o projeto da Kiota em Araras. A proposta busca esclarecer os motivos do atraso e entender o desvio do investimento para Manaus.

Considerações Finais

A situação envolvendo a DS Multimídia (Kiota) e a cidade de Araras levanta importantes questões sobre transparência e compromisso empresarial. A criação de uma CPI pode ser um passo fundamental para garantir que os interesses da comunidade sejam respeitados e que promessas sejam cumpridas.

A Câmara Municipal de Araras continua a acompanhar de perto o desenrolar dessa situação, buscando respostas e soluções para a comunidade.

Artigos Relacionados

Projeto de Lei do deputado Felipe Franco propõe inclusão de Jogos Eletrônicos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Iniciativa busca reconhecer os eSports como ferramenta educacional e de integração no ambiente escolar.A Assembleia...

Iluminação do Parque Ecológico é restabelecida após solicitação feita em janeiro pelo vereador Bonezinho Corrochel em Araras, SP

A escuridão havia transformado o espaço em uma área de risco, afastando os visitantes e...

Vereador Dr. Donizeti Lima se reúne com o prefeito Irineu Maretto para apresentar demandas da população de Araras, SP

Segundo o vereador, a aproximação com a administração municipal é fundamental para garantir que as...

Últimas Notícias