Paciente denuncia falta de exames de sangue e papanicolau em postos de saúde de Araras, SP

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Alex Zaniboni, secretário Municipal de Saúde, para obter informações sobre a situação atual.

Na manhã desta quinta-feira, dia 5 de outubro, uma paciente procurou o site Repórter Beto Ribeiro para denunciar que os postos de saúde de Araras (SP) não estão realizando exames de sangue e papanicolau em pleno Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero.

“Fui ao posto de saúde para realizar os exames de rotina, mas fui informada que eles estavam suspensos”, disse a paciente. “Fiquei muito preocupada, pois são exames importantes para a saúde da mulher”, disse a paciente.

O que diz a Secretaria de Saúde?

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Alex Zaniboni, secretário Municipal de Saúde, para obter informações sobre a situação atual. Ele nos enviou uma nota explicando:

“Na verdade, o que está ocorrendo é que enfrentamos uma demanda muito alta de exames, especialmente os de caráter urgente, como os exames para gestantes e os exames oncológicos. Neste momento, estamos priorizando a realização desses exames urgentes para atender à necessidade imediata. Os exames eletivos de rotina ficam temporariamente suspensos para que possamos dar atenção adequada a esses exames urgentes. Assim que conseguirmos realizar os exames mais urgentes, retomamos os exames eletivos de rotina. Acreditamos que em breve poderemos retomar esses procedimentos. Portanto, não é que tudo está parado, estamos gerenciando o fluxo, priorizando os casos de maior urgência, como os exames relacionados à saúde mamária e oncológica, e recomendamos realizar os exames de rotina assim que possível.”

Artigos Relacionados

Provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal acontecem neste final de semana em Araras, SP

O local de aplicação da prova é a E. E. Dr. Cesário Coimbra. No total,...

Ministério Público do Trabalho acata denúncias do SindSepa sobre condições precárias na Saúde Pública de Araras, SP

As queixas apontam para uma série de descumprimentos das normas trabalhistas, especialmente no que tange...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal de Araras, SP

Atendimento aos visitantes acontece de 8h às 17h, de segunda a sexta, e aos domingos,...

Últimas Notícias