Pacientes reclamam de exames laboratoriais não urgentes suspensos em Araras, SP

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é alta a demanda de exames de urgência para pacientes oncológicos e gestantes. Situação deve ser normalizada em até 60 dias.

Exames laboratoriais que não são urgentes estão suspensos no sistema público de saúde de Araras (SP). O motivo é a alta demanda pelos exames de urgência e a situação só deve ser normalizada em até 60 dias.

A situação compromete a vida de pacientes que já começaram um tratamento e necessitam fazer acompanhamento. A aposentada Rosana Aparecida Neves é pré-diabética e faz uso de medicamento contínuo.

Nesse ano ela começou a se sentir mal e buscou o atendimento médico. O especialista pediu o exames para poder avaliar a situação e, se necessário mudar o tratamento. Só que ao tentar agendar os procedimentos foi informada de que o serviço está suspenso.

“Só que aí como é que eu faço até janeiro? Para fazer particular é caro. Com certeza que são muitos exames”, disse.

Alta demanda

Segundo a Secretaria de Saúde, é a alta demanda de exames de urgência para pacientes oncológicos e gestantes e foi preciso priorizar.

A dona de casa Neusa Leoncio contou que o marido precisa fazer um exame mas não tem previsão de quando vai conseguir.

“Vai fazer quase seis meses que o exame está em algum lugar para ser autorizado e até agora não foi autorizado. Já falaram que esse ano não vai liberar nenhum exame. E isso é muito complicado, porque a gente precisa fazer os exames, não tem como retornar ao médico”, disse.

“Temos uma demanda muito alta de exames de modo geral, temos uma média de 35 mil exames mês e um aumento nos exames de urgência. Então nós estamos nesse momento priorizando os exames de urgência, que tem uma necessidade maior, e os eletivos vai ficar para uma próxima fase. Nós estamos suspendendo temporariamente até absorver toda essa demanda da urgência”, explicou o secretário de Saúde de Araras, Alex Zaniboni.

Ainda segundo o secretário da Saúde, os pacientes que forem passar pelo médico , quando faltar 15 dias para a consulta, devem procurar a secretaria para fazer um pré-agendamento do exame.

Artigos Relacionados

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

Listagem pode ser conferida no link abaixo, na Edição nº 2.332 do Diário Oficial Eletrônico...

Vereadora Regina Corrochel denuncia falta de manutenção e abandono em áreas de lazer de Araras, SP

Um dos pontos emblemáticos de sua fiscalização foi a Praça Henrique Luiz Pastre, localizada entre...

Prefeitura Municipal regulariza área de transbordo de lixo domiciliar em Araras, SP

Trabalho intenso dos profissionais da Secretaria de Serviços Públicos finalizou intervenção emergencial em 35 dias.A...

Últimas Notícias