Pai salva filho engasgado com manobra de Heimlich que aprendeu durante aula de taekwondo na sede da PM em Araras, SP

Criança engoliu a peça de plástico enquanto brincava de mágica.

A prática de um esporte vai muito além do simples hábito de fazer uma atividade física. Em alguns casos, o que aprendemos com uma atividade nos ajuda a salvar uma vida. Foi o que aconteceu com Alexsander Silva de Araújo, que salvou a vida do filho Mateus Henrique de Araújo engasgado com um chaveiro de plástico. Para isso, ele usou a manobra de Heimlich, que foi ensinada nas aulas de taekwondo do menino.

Como toda criança, Mateus adora brincar com carrinho e bonecos, que, às vezes, contêm peças pequenas. Durante uma de suas brincadeiras, ele queria fazer uma “mágica”, quando colocou um chaveiro de plástico na boca e acabou se engasgando. “Eu tava brincando de mágica, eu ia tentar esconder. Aí depois escorregou e meu pai forçou assim [para desengasgar]”, disse o menino.

Peça ficou presa na garganta

A peça ficou presa na garganta da criança. O pai, que estava por perto, percebeu que o menino estava se desesperando e foi ajudá-lo. “Ele colocou a pecinha na boca e a hora que ele levantou, ele já estava em estado de pânico mesmo, tava balançando as mãozinhas, bem nervoso, como eu estava de frente para ele, eu já cheguei imediatamente, quase que imediatamente que ele tinha engasgado”, contou o pai.

Para desengasgar o menino, Alexsander utilizou a manobra de Heimlich, que aprendeu observando as aulas de taekwondo do filho. O esporte faz parte de um projeto realizado na base da Polícia Militar de Araras (SP). “Eu fiz a manobra nele, agachei, peguei ele por trás, coloquei a mãozinha no estômago dele, um pouco para cima do umbigo. Eu fiz as cinco vezes a manobra, na hora que eu virei ele de frente, para ver se tinha alguma coisa obstruindo ainda a gargantinha dele, ele já deu um grito ‘Eu engoli, eu engoli’, na mesma hora”, explicou o pai.

Menino foi levado ao médico

Apesar da ajuda do pai, Mateus engoliu a peça. O menino foi levado ao médico e fez um exame de raio-x, que mostrou que a peça de plástico já estava no estômago. Por isso, não foi preciso nenhum procedimento cirúrgico, e o chaveiro saiu pelas fezes dois dias depois.

De acordo com o sargento e professor de Taekwondo do menino, Ricardo Oliveira Cordeiro, a manobra foi criada na década de 1970 para desobstruir as vias aéreas. “E não é só primeiros socorros, a gente passa vários outros tipos de ensinamentos também”, explicou o professor de Taekwondo.

Além da manobra que salvou a vida do filho, observando as aulas de taekwondo, Alexsander aprendeu outra técnica que foi essencial para ajudar o menino: o controle da emoção. Durante o susto, o pai manteve a calma para conseguir ajudar a criança.

Fonte: G1

Artigos Relacionados

Traficante é preso pela ROMU escondendo drogas em cano de água pluvial próximo a escola CAIC em Araras, SP

Durante abordagem foram localizados 89 pinos de cocaína, 10 pedras de crack e a quantia...

Barracão em área de descarte de empresa desaba durante incêndio em Limeira, SP

De acordo com primeiras informações, o fogo não coloca em risco o prédio da empresa....

Moto é roubada no Parque Santa Cândida em Araras, SP

O roubo de veículos cresceu 269% no primeiro trimestre de 2024 na cidade. Em detalhes,...

Últimas Notícias