A investigação teve início após uma vítima noticiar, à Polícia Civil, a compra, pela internet, de vários produtos comercializados na página de uma loja nas redes sociais.
A Polícia Civil, por meio da ação da Delegacia Seccional de Polícia de São José do Rio Preto (Deinter 5), deflagrou a Operação “Market Fake”, com o objetivo de combater e reprimir os golpes do “falso anúncio” e “mão fantasma”, perpetrados através de compras pela internet.
A investigação teve início após uma vítima noticiar, à Polícia Civil, a compra, pela internet, de vários produtos comercializados na página de uma loja nas redes sociais. A tratativa foi realizada por aplicativo de mensagens e o pagamento, de R$ 1.500, foi efetuado através de um aplicativo de serviços financeiros.
A vítima não recebeu os produtos e, ao questionar a loja, verificou que o estabelecimento havia mudado de nome e seu contato havia sido bloqueado.
Durante as investigações, foram deferidos mandados de busca e apreensão nos municípios de Santos, Praia Grande, São Vicente, Peruíbe, Guarulhos e Capital. No total, foram detidos cinco indivíduos, identificados dez integrantes da organização criminosa e apreendidos diversos cartões de bancos, celulares, computadores e documentos que irão instruir as investigações.