PONTO DE VISTA: Capitão Lançoni divulga redução de 35% nos roubos e furtos de agosto para setembro em Araras, SP

Participaram do programa o advogado Wagner Moraes, o advogado e vereador José Roberto Apolari e o major PM Roney.

Na manhã desta quarta-feira, dia 4 de Outubro, o capitão Lançoni, comandante da 2ª Companhia participou do programa PONTO DE VISTA. Ele divulgou o índice de roubos e furtos em geral, registrados na cidade de Araras (SP), que apresentou redução, de agosto para setembro deste ano, em 35%. Assista abaixo:

O capitão/PM Daniel Lançoni, que reuniu a imprensa nesta segunda-feira (2), para falar dos resultados. Os dados, segundo Lançoni, estão na planilha da Operação Cinisca que visa acabar com esses roubos e furtos, principalmente de veículos. Durante a operação, que começou em setembro e está em continuidade, foram abordadas 512 pessoas nas ruas e avenidas da cidade.

Durante os patrulhamentos e bloqueios específicos, de acordo com o comandante, os policiais do serviço operacional capturaram cinco procurados pela Justiça, sendo que um deles também era investigado por roubos. O que a PM tem observado, segundo o capitão, é que vários criminosos vêm de Americana ou Santa Bárbara D’Oeste para praticar roubos em Araras. Durante o programa recebemos a visita do major Roney, que também falou sobre os trabalhos da PM na cidade.

Major Roney, falou sobre os trabalhos da PM na cidade — Foto: Repórter Beto Ribeiro

Muralha Digital

Um sistema que ajuda muito no combate a este tipo de crime, segundo Lançoni, é a Muralha Digital – câmeras interligadas ao sistema Detecta, do Governo, que funciona por meio de inteligência artificial, e que quando um veículo furtado ou roubado passa por um radar, por exemplo, a polícia é acionada no mesmo instante. Porém, Araras é a única cidade da região que não tem.

Segundo o capitão Lançoni, das 1.300 câmaras anunciadas para a cidade apenas 200 estão disponíveis no momento. “Mesmo assim conseguimos reduzir em 35% os índices.
COMO PREVENIR – Segundo o comandante da PM local, as pessoas vítimas de crimes não devem deixar de registrar ocorrência. “Tivemos um caso em que a vítima não registrou o roubo do veículo, nós detivemos os dois autores, eles confessaram a autoria, mas como não tinha vítima, foram soltos”, explicou o capitão.

População deve ligar para a Polícia Militar

É fundamental manter a vigilância e a segurança em nossas comunidades. Uma observação importante destacada por Lançoni é a necessidade de que, ao surgir qualquer suspeita envolvendo um carro ou pessoa que não são habituais em nossos bairros, os membros da população devem estar atentos e prontos para agir em prol da segurança coletiva. Nesses casos, é crucial acionar a Polícia Militar imediatamente, através do número de emergência 190, para que sejam tomadas as medidas adequadas de abordagem e averiguação.

Essa ação proativa pode ser decisiva na prevenção de possíveis incidentes e crimes. A presença de indivíduos desconhecidos, especialmente quando estão monitorando a rotina das pessoas, pode indicar más intenções e a preparação para cometer delitos. A comunicação rápida e eficaz com as autoridades de segurança permite uma resposta ágil e eficiente, contribuindo para a manutenção da tranquilidade e segurança da comunidade como um todo. A participação ativa dos cidadãos é crucial para fortalecer o combate à criminalidade e garantir um ambiente mais seguro para todos.

Artigos Relacionados

Homem é preso pela Polícia Militar por tráfico de drogas na Vila São Jorge em Araras, SP

Ao todo, foram apreendidos 34 pinos de cocaína, 10 porções de maconha, uma pedra...

PLANTÃO POLICIAL: Confira as principais notícias desta quarta-feira (23)

  O Café Júnior – Um primor de café desde 1945, traz as principais notícias policiais...

Adolescente de 13 anos que sumiu após ser vista em depósito de bebidas reaparece na casa da avó após 3 dias de buscas em...

De acordo com a família, ela disse que estava na casa de uma amiga durante...

Últimas Notícias