A proposta retoma um modelo antigo de atendimento infantil, oferecendo acompanhamento com pediatras e nutricionistas para garantir o crescimento saudável dos bebês e prevenir problemas nos primeiros meses de vida.
O prefeito Irineu Maretto anunciou durante o #podcast CAFÉ COM NOTÍCIAS desta segunda-feira (7), que o PSF Jair Mourão, na região Leste de Araras (SP), será transformado em um posto de puericultura, voltado exclusivamente para o acompanhamento da saúde de crianças recém-nascidas até um ano e meio de idade.
Segundo Irineu, a proposta resgata um modelo que existia no passado, quando as mães levavam seus filhos pequenos para pesar, medir, receber orientação sobre amamentação, além de contar com atendimento de pediatras e nutricionistas. O objetivo é garantir um crescimento saudável e prevenir problemas ainda nos primeiros meses de vida.
“Por não ter esse acompanhamento adequado, o município registrou nove mortes infantis em 2024. Segundo os estudos, sete poderiam ter sido evitadas com ações preventivas. Isso é muito grave, e nós vamos mudar essa realidade com planejamento e cuidado com as nossas crianças”, destacou o prefeito.
O posto de puericultura funcionará como um centro especializado para promover o desenvolvimento infantil, orientando mães e famílias com apoio técnico e humanizado. A unidade terá equipe completa com enfermeiros, médicos, pediatras, nutricionistas e agentes de saúde capacitados.
“Esse cuidado faz toda a diferença. Com o acompanhamento correto, a criança se desenvolve melhor, a mãe se sente mais segura e o município evita internações, complicações e tragédias que podem ser prevenidas”, explicou Irineu.
A previsão é que o serviço seja implantado ainda no próximo ano. Para o prefeito, essa é mais uma ação dentro do compromisso com a reconstrução da saúde pública de Araras, com foco especial nas áreas mais sensíveis da população.
