Prefeitura alerta sobre aparecimento de ariranhas no Lago Municipal de Araras, SP

Animais são responsáveis pela morte de alguns peixes no local; ataque a humanos são raros, mas o recomendado é evitar contato.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, alerta sobre o aparecimento de ariranhas (Pteronura brasiliensis) no Parque Fábio da Silva Prado, o Lago Municipal.

De acordo com a pasta, esses animais (mamíferos mustelídeos) são responsáveis pela morte de alguns peixes no local. “Ariranhas já apareceram outras vezes no Lago. A base alimentar delas é peixe, mas também comem moluscos, crustáceos, aves e mamíferos. Elas são parentes das lontras”, explicou a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Raquel Metzner.

Ataques a humanos são raros

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, geralmente, as ariranhas são pacíficas e ataques a seres humanos são considerados raros. “As ariranhas são tranquilas, porém, podem atacar para defender o seu território. No Brasil, o habitat delas é o Pantanal e a bacia do Rio Amazonas”, acrescentou a secretária Raquel.

Com hábitos diurnos, vivendo em grupos de até oito membros e conhecidas popularmente como onças-d’água, as ariranhas podem medir até 1,7 metro de comprimento.

“O alerta que fazemos é para que as pessoas, caso avistem esses animais, evitem chegar perto, porque eles são bonitinhos e fofinhos, mas podem ser ariscos e agressivos caso se sintam acuados. Então, por segurança, é melhor evitar contato”, finalizou a secretária de Meio Ambiente.

Artigos Relacionados

Criança sofre queimaduras graves após desafio viral chamado “amarelinha de fogo” em Araras, SP

Segundo relato da mãe, que preferiu não se identificar para preservar a identidade do filho,...

Mixjovim chega com mega loja de atacado e varejo em Araras, SP

Nova loja inaugura dia 5 de julho com variedade incrível de produtos, preços acessíveis e...

Advogado Dr. Willian Cassiano alerta: demissão de funcionário doente pode ser considerada ilegal

“Infelizmente, muitos trabalhadores são demitidos durante tratamento médico ou com atestados válidos, o que pode...

Últimas Notícias