Prefeitura Municipal atrasa repasses para Santa Casa e médicos estão sem receber desde maio em Araras, SP

Os pagamentos que a prefeitura deveria fazer é para os médicos da Ortopedia, Clínico Geral, Anestesia e plantões de cinco especialidades.

Na manhã desta quinta-feira (1), nossa equipe recebeu uma denúncia que afeta diretamente a Santa Casa de Misericórdia de Araras (SP). Segundo a denúncia, os médicos do hospital não estão recebendo seus pagamentos.

Um dos denunciantes afirmou: “A Santa Casa não cumpriu o acordo e não estão pagando os médicos de novo. A prefeitura não faz o repasse do dinheiro. Não dão nem satisfação. Quando ligamos lá, eles dizem que não existe previsão de pagamento. Desde maio, os médicos estão sem receber. Por favor, ajudem a gente.”

De acordo com levantamento feito pela nossa reportagem, os atrasos não são responsabilidade direta da Santa Casa. A situação crítica está relacionada aos repasses municipais, que são de responsabilidade da prefeitura. “Os repasses estaduais e federais estão sendo pagos. O que está atrasado são os pagamentos que a prefeitura deve fazer para os médicos da ortopedia, clínica geral, anestesia e plantões de cinco especialidades. Esses repasses estão atrasados desde abril”, explicou uma fonte.

O que diz a prefeitura?

Esclarecimento:

A Prefeitura de Araras EMPRESTOU CINCO MILHÕES DE REAIS à Santa Casa no ano passado, para garantir que não houvesse a paralisação dos médicos, valores esses que nem eram obrigação dela repassar e que ainda não recebeu de volta.

Ou seja, tem um crédito de 5 MILHÕES DE REAIS a receber, que por lei, não podem ficar em aberto.

Os valores devidos apontados na matéria, referem-se a plantões, que não chegam sequer a 1/4 desse total acima, plantões esses que como a Santa Casa já recebe valores do SUS, nem obrigação da Prefeitura seriam. Mas faz para ajudar.

Ocorre que, por conta daquele adiantamento milionário à Santa Casa, a Secretaria de Saúde teve de tirar de seu orçamento e segurar outros pagamentos, porque não existe dinheiro para tudo!

A Santa Casa recebe todos mês:

a) Mais de 2 milhões de reais, que a Prefeitura repassa do SUS (cuja tabela não é atualizada há décadas pelo governo federal);

b) E a partir deste governo, com a adesão em 2024 pela Prefeitura ao SUS Paulista, mais de 1 milhão e 600 mil reais por mês, que a Santa Casa nunca teve.

Concluindo, é reconhecido que a Santa Casa de Araras tem um déficit por conta da não atualização da Tabela pelo governo federal e está fazendo o melhor que pode. Mas a Prefeitura não tem dinheiro para tudo.

Alex Zaniboni, Secretário Municipal de Saúde.

 

Artigos Relacionados

Prefeito Irineu Maretto conquista apoio em Brasília para construção de Estação de Tratamento de Esgoto e melhoria hídrica em Araras, SP

"Para garantir o desenvolvimento de Araras, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto...

Sargento PM Norberto é homenageado com título de “Bombeiro do Ano” em Araras, SP

Natural de Jardinópolis, ele ingressou na Polícia Militar em 28 de novembro de 2005 e...

Vereadora Ana Júlia Casagrande solicita melhorias no bairro Parque Industrial em Araras, SP

“É fundamental ouvir a população e cobrar soluções concretas. O bairro Parque Industrial merece atenção...

Últimas Notícias