Procon recebe reclamações de negativas de planos de saúde em Araras, SP

Atendimento pode ser feito pela internet ou presencialmente.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de reclamações de usuários de planos de saúde aumentou 49,7% em 2023 em relação ao ano anterior.

“Muitas pessoas não sabem, mas essa relação dos pacientes com as operadoras dos planos de saúde é uma relação de consumo”, explica o procurador do munícipio em exercício no Procon, Boris Hermanson.

Por isso, em casos de negativa de fornecimento de medicamentos, da cobertura de cirurgia ou de tratamentos, os consumidores devem procurar o Procon.

“É importante que a pessoa apresente o comprovante de vínculo com o plano, o pedido médico e a comprovação da negativa. O Procon vai tentar uma conciliação de forma amigável, mas, não havendo, iniciamos a ação judicial”, afirma Boris.

A multa aplicada ao plano de saúde, em alguns casos, pode chegar ao valor de R$ 13.620.000 (treze milhões e seiscentos e vinte mil reais).

Solicitação online ou presencial

Veja abaixo o passo a passo para a solicitação online:

– Acesse o site araras.sp.gov.br/procon;

– Preencha os campos destinados para dados do consumidor e reclamação;

– Faça um breve resumo da situação;

– Na opção “Escolher arquivos”, anexe digitalizados RG, CPF, comprovante de endereço, documentos referentes à reclamação (contrato, comprovante de vínculo, pedido médico e o comprovante da negativa). Necessário que os documentos estejam em formato PDF.

Caso prefira, o consumidor pode agendar o atendimento presencial pelo telefone/WhatsApp (19) 3542-8996. O Procon de Araras funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Avenida Zurita, 681, Jd. Belvedere. Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Artigos Relacionados

Placas de nomes de ruas apagadas dificultam localização de pedestres e motoristas em Araras, SP

Placas com nomes de ruas têm apenas uma função: ajudar pedestres e motoristas a se...

Problema na linha de transmissão de energia da Elektro causa falta d’água em diversos bairros de Araras, SP

O Saema está atuando de forma diligente para mitigar os transtornos e já acionou a...

CAFÉ COM NOTÍCIAS: Advogada Glauce Abdalla alerta população sobre abusos e tráfico de crianças e cita casos na ilha do Marajó

O grave problema veio à tona por meio de um vídeo divulgado pela cantora Aymeê...

Últimas Notícias