PUBLICIDADE

Saema alerta sobre o descarte irregular de lixo nas redes coletoras de esgoto em Araras, SP

Entulhos, restos de construção, gordura e outros objetos são os principais causadores de entupimento de redes de esgoto.

A rede coletora de esgoto é projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos. Isso significa que qualquer lixo que entre na rede coletora como papel, garrafa pet, chinelo, preservativo, cabelos, restos de estopa e comida, panos ou até um simples fio dental, quando descartados indevidamente, seja em ralos ou em vasos sanitários, podem ser a “gota d’água” que faltava para a obstrução de uma tubulação de esgoto.

Cotonetes, cigarros, absorventes, camisinhas e embalagens são as principais causas de entupimento dos vasos sanitários. Uma simples mudança de atitude ajuda a evitar todos estes transtornos. Use a lixeira do banheiro para descartar esses objetos.

“Entulhos, restos de construção, gordura e outros objetos são os principais causadores de entupimento de redes de esgoto”, enfatiza o presidente do Saema, José Carlos Martini Jr. “É bem recorrente as equipes encontrarem muita sujeira na rede de esgoto. Também há o descarte irregular de gordura em pias, o que ocasiona entupimentos da rede. Este tipo de problema ocorre tanto em esgoto doméstico quanto comercial, principalmente próximo a restaurantes e lanchonetes”, explica.

Esses transtornos podem ser evitados com ações simples realizadas por você:

1 – Descartar no lixo: fraldas, absorventes, preservativos, embalagens plásticas, panos usados, cotonetes, entre outros objetos, pois se jogados nos vasos sanitários, cedo ou tarde, se acumulam nas tubulações e causam a obstrução da rede;
2 – Descartar restos de alimentos para a coleta domiciliar;
3 – Colocar o óleo de cozinha usado em um recipiente, como uma garrafa PET, e fazer a entrega à coleta seletiva;
4 – Providenciar o direcionamento da água de chuva para as guias e sarjetas das vias públicas e não fazer a ligação da água pluvial direto na tubulação de esgoto, pois quando chove, a probabilidade de retorno do esgoto aumenta significativamente.

Colabore com o Saema, que vem fazendo a sua parte, intensificando a limpeza preventiva em locais onde ocorre maior incidência de retorno de esgotos.

Para informações sobre limpeza e desobstrução na rede de esgoto, a população pode entrar em contato com a central de atendimento 24 horas do Saema pelo número 0800-014-4321.

Artigos Relacionados

“Em Dia com o Saema”: mais quatro munícipes contemplados com R$ 1.000 em Araras, SP

Sorteio aconteceu no último dia 29/02; iniciativa tem como objetivo estimular o pagamento pontual da...

Aparecimento de escorpiões em escola municipal preocupa pais de alunos em Araras (SP): ‘Medo de algo acontecer’

Para controlar a situação, galinhas foram soltas no local, já que elas se alimentam do...

Empresária ararense perde 37 quilos em 10 meses e mostra novo estilo de vida; veja antes e depois

Nathalia Rocha, de 27 anos, pesava mais de 100 kg e já não tinha disposição...

Últimas Notícias