Saema realiza trabalho diário para detectar vazamentos invisíveis em Araras, SP

Técnicos da autarquia usam de tecnologia de ponta para detectar vazamentos e evitar o desperdício de água tratada.

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) realiza um importante trabalho de pesquisa de vazamentos invisíveis para combater o desperdício de água e melhorar o abastecimento em toda a cidade.

Os vazamentos de água são um problema comum, mas é importante detectar e corrigir o mais rápido possível para minimizar esses problemas. Os vazamentos podem ser divididos em três categorias:

Visíveis ou Aparentes – são aqueles que podem aflorar na superfície de pavimentos e calçadas, podendo ser rapidamente notados e reparados. Estes dependem da população para informar ao Saema, portanto são logo identificados ou reparados.

Não Visíveis – podem ter a mesma magnitude dos vazamentos visíveis, mas pelas condições do solo ou caraterísticas locais não afloram à superfície, podendo durar dias, meses ou até anos até que sejam reparados. Estes dependem da proatividade dos técnicos do Saema em pesquisar, mapear e reparar de forma contínua. As pesquisas possuem maior eficiência no período noturno, pois a interferência sonora é menor, quanto maior é o silencio, mais eficaz é a localização de vazamentos..

Inerentes – são também vazamentos não visíveis, porém por serem muito pequenos, não são detectados pelas pesquisas de vazamentos por localização acústica, representam a maior quantidade de vazamentos, pois normalmente estão localizados em juntas e conexões. A gestão destes vazamentos é feita principalmente pelas trocas de redes e derivações.

O trabalho de pesquisa de vazamentos na autarquia é focado em fazer a “varredura” em toda a extensão das redes de abastecimento urbano do município. Com a haste de escuta, a equipe de “caça-vazamentos” verifica ramal por ramal e quando identificado um ruído característico de vazamento, é feito a confirmação por “Geofone Eletrônico” (equipamento usado para caçar vazamentos). Confirmado o local do vazamento, é aberto uma ordem de serviço para uma equipe de manutenção realizar o reparo.

Desde o início deste ciclo, em junho de 2023, já foram pesquisadas 36.856 ligações ativas de água, sendo 22.310 em 2023 e 14.546 em 2024, restando aproximadamente 14.000 ramais a serem escutados. Deste total, foram localizados 134 vazamentos, sendo 89 em 2023 e 45 agora em 2024.

O número de vazamentos, assim como o volume perdido em cada um deles, está diretamente ligado à pressão na rede de distribuição. Em todos os bairros onde são realizadas as pesquisas, também são aferidas as pressões da rede para estudos de ações para o combate a perdas de água no abastecimento.

A gestão da pesquisa de vazamentos não visa apenas localizar e repara-los, mas também diagnosticar as causas de rompimentos e implantar ações corretivas e preventivas como a troca de redes, rebaixamento de pressões entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 014 4321 ou pelo e-mail [email protected]

Artigos Relacionados

Atendendo pedido da vereadora Regina Corrochel, deputado estadual Danilo Balas destina R$1 milhão para Santa Casa de Araras, SP

Esta ação também conta com a colaboração da Secretaria Estadual da Saúde.O deputado estadual...

Junho Explosivo no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” em Araras, SP: Risadas, Músicas e Grandes Histórias Esperam por Você!

Não perca essa oportunidade de desfrutar de um mês repleto de cultura, humor e música....

INACREDITÁVEL! Portal Turístico sofre novo furto de fiação em Araras, SP

A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo furto, mas a situação tem...

Últimas Notícias