Autarquia ampliou a captação de água do Rio Mogi Guaçu. Uma parceria com a Usina São João, sem custos ao município, permitiu a instalação de estrutura emergencial que adiciona até 60 litros de água por segundo à Represa Hermínio Ometto.

Durante um café com a imprensa e influenciadores realizado na manhã desta quarta-feira (5), o presidente do SAEMA, Júnior Franco, acompanhado do prefeito Irineu Maretto e da equipe técnica da autarquia, apresentou um panorama detalhado sobre o atual cenário hídrico do município. O encontro teve como objetivo esclarecer a situação do abastecimento e reforçar a necessidade de uso consciente da água pela população.
De acordo com o SAEMA, Araras (SP) enfrenta um período de estiagem prolongada, aumento no consumo e redução significativa no nível das represas que abastecem a cidade. A necessidade de reposição de equipamentos e a baixa incidência de chuvas também contribuem para o momento de atenção.
Atualmente, os reservatórios operam abaixo do nível ideal:
Represa Hermínio Ometto: nível máximo 8 m — atual: 6,5 m
Represa João Ometto Sobrinho (Água Boa): máximo 16 m — atual: 10,5 m
Represa Antônio Meneghetti (Tambury): máximo 15 m — atual: 11 m
Para reforçar o abastecimento, a autarquia ampliou a captação de água do Rio Mogi Guaçu. Uma parceria com a Usina São João, sem custos ao município, permitiu a instalação de estrutura emergencial que adiciona até 60 litros de água por segundo à Represa Hermínio Ometto.
No total, o volume de captação está distribuído da seguinte forma:
• 350 L/s das represas Hermínio Ometto e Água Boa
• 130 L/s da represa Tambury
• 180 L/s do Rio Mogi Guaçu
A Estação de Tratamento de Água (ETA) segue operando com eficiência, com capacidade para tratar 700 litros por segundo, garantindo qualidade no abastecimento municipal. Em outubro, o consumo médio registrado foi de 49 milhões de litros por dia.
O SAEMA reforça o compromisso com a transparência e informa que está adotando todas as medidas necessárias para preservar o sistema e minimizar impactos à população. A autarquia orienta os moradores a adotarem práticas de economia e uso responsável da água neste período de baixa oferta hídrica.




