Sancionada lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais está sancionada. O texto recebeu o aval do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é a última etapa da tramitação de um projeto que vira lei – e o texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28 de novembro.

O cadastro público incluirá o nome completo, CPF e informações sobre a pena de condenados pelos crimes de pedofilia e estupro. Os dados da vítimas continuarão sendo sigilosos.

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A inclusão do nome do agressor no cadastro nacional será feita a partir de uma condenação já em primeira instância. Caso o réu seja absolvido em instâncias superiores, as informações serão retiradas da lista pública.

Artigos Relacionados

“Colocaram um ponto de ônibus no meio do mato”, relatou vereador Lúcio Casa Bela durante sessão camararia em Araras, SP

“Tem crianças que pegam ônibus ali por volta das seis da manhã e desembarcam à...

Após pedidos do Vereador Mário Corrochel – Bonezinho, Praças do Jardim Campestre, Jardim São Pedro e Nova Olinda recebem zeladoria em Araras, SP

“Esses locais são essenciais para o lazer e a convivência das famílias, e é fundamental...

Vereadora Ana Júlia Casagrande solicita manutenção URGENTE em estrada rural de Araras, SP

Segundo a parlamentar, a via encontra-se em condições precárias, com buracos e trechos esburacados que...

Últimas Notícias