Sancionada lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes sexuais está sancionada. O texto recebeu o aval do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que é a última etapa da tramitação de um projeto que vira lei – e o texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28 de novembro.

O cadastro público incluirá o nome completo, CPF e informações sobre a pena de condenados pelos crimes de pedofilia e estupro. Os dados da vítimas continuarão sendo sigilosos.

O objetivo da nova lei é prevenir os crimes de natureza sexual, permitindo, por exemplo, que empregadores consultem o histórico de candidatos.

A inclusão do nome do agressor no cadastro nacional será feita a partir de uma condenação já em primeira instância. Caso o réu seja absolvido em instâncias superiores, as informações serão retiradas da lista pública.

Artigos Relacionados

Ana Júlia Casagrande clama por proteção à infância durante ato contra abuso e exploração em Araras, SP

A ação buscou promover a conscientização da população sobre a importância de identificar e denunciar...

Prefeito Irineu Maretto recebe deputado federal João Cury e reforça compromisso com saúde, educação e desenvolvimento de Araras, SP

"A vinda de recursos por meio de emendas parlamentares, somada ao choque de gestão e...

Praça Dorival Padre Lanza recebe melhorias após solicitação do vereador Bonezinho Corrochel em Araras, SP

A zeladoria da praça envolveu limpeza, roçagem e manutenção geral, contribuindo para um ambiente mais...

Últimas Notícias