Secretária Municipal de Educação esclarece fuga de aluno autista na EMEI Nona Catharina em Araras, SP

Segundo ela a criança foi rapidamente contida e não ficou desamparada; providências foram tomadas após reunião com os pais.

A Secretaria Municipal de Educação de Araras (SP), por meio de sua titular Heleine Vilas Bôas, se pronunciou sobre o incidente ocorrido na última sexta-feira, 04 de outubro, envolvendo um aluno de 3 anos diagnosticado com autismo, que fugiu da sala de aula na EMEI Nona Catharina. A mãe da criança havia relatado que seu filho saiu da escola sem que ninguém percebesse, sendo encontrado por uma mulher desconhecida.

De acordo com a versão oficial fornecida pela Secretaria, a situação foi rapidamente contida pela equipe escolar. “No momento em que os responsáveis estavam buscando seus filhos na escola, o aluno do Maternal I – C saiu correndo da sala em direção ao portão. Tanto a professora quanto a monitora educacional, responsáveis pelo aluno, viram a ação do menino, e a monitora imediatamente correu para alcançá-lo”, informou a secretária.

Heleine Vilas Bôas explicou ainda que, devido à velocidade com que o menino se deslocava, a monitora não conseguiu alcançá-lo de imediato e precisou chamá-lo pelo nome enquanto corria. “Ao chegar à rampa de acesso à saída, a monitora chamou pelo nome do aluno, e a mãe de outro estudante, que estava mais próxima ao portão, ouviu e conseguiu segurá-lo”, acrescentou a secretária. Ela ressaltou que o diretor da escola também estava presente e participou da ação.

Segundo a Secretaria, o pai do menino foi imediatamente informado sobre o ocorrido assim que chegou para buscá-lo. Além disso, na quarta-feira seguinte, uma reunião foi realizada entre os pais da criança e a equipe escolar, com o objetivo de esclarecer a situação e apresentar as providências que foram tomadas.

Heleine Vilas Bôas afirmou que, em nenhum momento, o menino ficou desamparado ou sem supervisão, e que há registros em vídeo que confirmam a ação rápida da monitora e a participação de outros profissionais da escola. A Secretaria reforçou o compromisso com a segurança e bem-estar dos alunos, especialmente daqueles que necessitam de acompanhamento especializado.

Anúncio

Artigos Relacionados

Nova escola estadual atenderá 1.300 alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio em período integral na região norte de Araras, SP

A empresa Aedifica São Paulo será a responsável pela construção da unidade em Araras, e o prazo estimado para entrega é de até 25...

Prefeito Irineu Maretto oficializa doação de terreno para construção de escola no Jardim Apolo em Araras, SP

Ele assinou a cessão do espaço na última quinta-feira (9) em Pirassununga; unidade vai atender 1.300 alunos.O prefeito Irineu Maretto esteve na última quinta-feira...

Alunos da rede municipal visitam e fazem doações ao Asilo Nossa Senhora do Patrocínio em Araras, SP

Ação dos estudantes da Emef Profª. Clotilde Russo aconteceu nesta quinta-feira (2) pelo Dia do Idoso.Estudantes do 3º ano da Emef Profª. Clotilde Russo...

Últimas Notícias